Raiane Assumpção durante mesa de abertura
Na manhã da última segunda-feira, 21 de agosto, a reitora da Unifesp, Raiane Assumpção, participou da abertura da Semana Jurídica da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp) – Campus Osasco, evento promovido pelo Centro Acadêmico de Direito da Unifesp (CADU) "Esperança Garcia". Em sua primeira edição, o evento reuniu estudantes, servidores(as) docentes e técnicos(as) administrativos(as) em educação para discutir temas como direito à cidade, democracia, diversidade e acesso ao sistema de justiça, entre outros.
Marina Aiello, presidente do CADU, na abertura da Semana Jurídica da EPPEN/Unifesp
A presidente do CADU, Marina Aiello, afirmou que a realização do evento já era pensada desde o período da pandemia, com as aulas ainda no sistema remoto e agradeceu a presença da reitora e o apoio da direção acadêmica, na pessoa do diretor do campus, Celso Yokomiso e da comunidade envolvida na organização. “Quem está no centro acadêmico sabe o tamanho desse desafio, que é fazer com que as pessoas pudessem aproveitar ao máximo essa semana. Espero que seja a primeira de muitas, o início de uma tradição, um marco”. A estudante explicou ainda que as mesas foram escolhidas com muito cuidado e debate interno, buscando trazer temas que falam sobre o que é o curso de Direito na Unifesp, contando com a participação de professores(as) da instituição e de representantes da sociedade civil e de movimentos sociais.
Raiane Assumpção na abertura da Semana Jurídica
Raiane Assumpção iniciou sua fala agradecendo pela recepção, lembrou da luta pela criação e implantação do curso de Direito na Unifesp e parabenizou o Centro Acadêmico pela organização do evento. “O cuidado que vocês tiveram para organizar o evento foi algo precioso. A passagem pela universidade só faz sentido quando ocorre um processo transformador, no sentido de que o conhecimento adquirido seja colocado à serviço da sociedade”. A reitora reiterou ainda que a temática do evento reforça a importância da discussão da educação e da dignidade humana como direitos universais.
Dan Levy durante mesa de debate na Semana Jurídica
O primeiro dia de atividades trouxe como temática central o direito à cidade e os impasses para uma democracia plena no Brasil e teve como debatedores o chefe de Gabinete da Unifesp e docente do curso de Ciências Atuariais da Eppen/Unifesp, Dan Rodrigues Levy e a deputada estadual Ediane Maria (PSOL/SP), com mediação de Álvaro Pereira, docente do curso de Direito do Campus Osasco. As atividades ocorrem até o dia 25 de agosto. Acompanhe a programação completaaqui.
A deputada estadual Ediane Maria participou da primeira mesa de debates da Semana Jurídica
* Fotos: Alex Reipert
Fonte: https://www.unifesp.br/boletins-anteriores/item/6598