Moção de Apoio às Servidoras do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen)

A Congregação do campus Osasco, reunida na última sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, aprovou moção de apoio às servidoras do NAE

Os conselheiros e as conselheiras da Congregação da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Osasco, reunidos(as) em sessão ordinária do dia 5 de abril de 2024, declaram repúdio aos atos de violência sofridos pelas servidoras do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) da Eppen, ocorridos no dia 26 de março de 2024, e vêm manifestar seu apoio e solidariedade às servidoras.

No dia 26 de março, durante o horário de aulas, um aluno que acompanhava o jogo do Brasil gritou “gol”, o que deu início a uma discussão acalorada entre um professor e o aluno. As servidoras do NAE foram chamadas pela zeladoria para intervir na situação, o que está fora das atribuições do órgão. O professor então se dirigiu à sala do NAE e se comportou de forma ríspida, falando alto e gesticulando, ao exigir que as servidoras tomassem providências em relação ao aluno. As servidoras prestaram orientação ao professor, que manteve a postura agressiva. As servidoras manifestaram que se sentiram ameaçadas e inseguras em seu ambiente de trabalho devido ao comportamento do docente.

É com profunda consternação que tomamos conhecimento dessa ocorrência.

O Núcleo de Apoio Estudantil desempenha um papel central na implementação de políticas de assistência e permanência estudantis, na orientação e no atendimento de demandas de estudantes, no apoio às ações de acessibilidade e inclusão, no encaminhamento de estudantes para serviços da Unifesp e da rede externa à universidade. O trabalho das servidoras lotadas no NAE deve ser desenvolvido em condições de trabalho adequadas e em um ambiente de cordialidade e respeito, sendo inadmissíveis manifestações intimidadoras e desprovidas de decoro.

Reconhecemos o papel fundamental que as servidoras desempenham no apoio a estudantes e na promoção de um ambiente acadêmico saudável e acolhedor. Portanto, expressamos nosso apoio e nossa solidariedade diante desse episódio e reiteramos nosso compromisso com uma cultura de respeito mútuo e de repúdio a qualquer forma de discriminação ou assédio em nossa comunidade acadêmica.

Por fim, reiteramos que os atos ocorridos devem ser devidamente apurados pelas instâncias competentes da Unifesp.

Osasco, 5 de abril de 2024

Congregação da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen)

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)