Enviada por VALQUIRIA CARNAUBA DE OLIVO no dia 24/ 07/ 2015 às 16: 05
Na seção: Comunicados / Imprensa UNIFESP/HU
Em 14 de julho, a reitoria foi comunicada pelo Comando de Greve dos TAEs sobre a possibilidade do movimento suspender a realização da rematrícula em virtude da greve nacional. Naquela ocasião, a reitoria e os diretores acadêmicos ponderaram sobre os possíveis prejuízos desta ação, embora todos estivessem solidários com os motivos da greve nacional.
Em 21 de julho, após solicitação de uma posição formal sobre o assunto, o Comando de Greve dos TAEs informou sua posição de não-realização da rematrícula. As negociações com a reitoria estiveram sempre em andamento e prosseguiram sem condicioná-las à rematrícula.
Diante deste cenário a reitoria e os diretores acadêmicos dos campi em avaliação conjunta decidiram criar, como alternativa, as condições necessárias para que os campi realizem as rematrículas. Em nova reunião na próxima semana, serão definidos o novo calendário com as datas da rematrícula e o início do próximo semestre. Solicitamos que todos os alunos fiquem atentos ao comunicado.
Salientamos que reconhecemos e apoiamos o direito de greve dos TAEs, expresso na legitimidade tanto da pauta de reivindicação nacional quanto local. As notas públicas da reitoria de apoio à greve refletem inequivocamente a nossa posição. Como colocado em reuniões com o comando local unificado, a rematrícula nunca foi impedimento para a continuidade das negociações.
Porém, reconhecemos e respeitamos também a importância da continuidade das atividades acadêmicas da nossa universidade, inclusive como forma de seguir reivindicando condições dignas de funcionamento. Diante disso, entendemos ser dever da universidade buscar formas de viabilizar a rematrícula dos nossos estudantes, para garantir o início do segundo semestre e a regularidade nas ações de permanência.
Reitoria