A Mostra irá, através do cinema, expor um pouco da cultura indiana contemporânea que é desconhecida do grande público brasileiro, especialmente da juventude, que não sabe que o cinema nacional da Índia, ao contrário do que acontece no Brasil, infelizmente é adorado e privilegiado em seu país. Dois temas estarão em destaque na mostra: educação e feminismo, não faltando também aventura, comédia e muita música, esta sempre presente nos filmes indianos.
Na abertura da mostra, dia 12/8, às 19 horas, haverá a apresentação de um grupo de dança indiana contemporânea, e teremos a presença da senhora Puja Kalshik, diretora do Centro Cultural Swami Vivekananda, ligado ao Consulado da Índia em São Paulo.
Os filmes selecionados são: Queen, Bahubali - The Beginning, Bahubali - The Conclusion, Mary Kom, Kahaani, Taare Zameen Pe, 3 Idiots e Manjhi.
- Dia 12/8 - segunda-feira - 19h30 - "Queen" - História de jovem que foi abandonada pelo noivo dois dias antes do casamento mas parte sozinha para uma lua de mel em Amsterdam.
- Dia 14/8 - quarta-feira - 15h -" Bahubali - o início" e 19h - "Bahubali - a conclusão" - A batalha entre dois irmãos, um deles órfão adotado por nobres, que é assassinado na disputa pelo poder. Na segunda parte, seu filho surge para resgatar a verdade e vingar a morte de seu pai.
- Dia 15/8 - quinta-feira - 15h - "Mary Kom" - Baseado em história real de uma jovem que venceu a pobreza e o preconceito para brilhar no boxe. Arrastou multidões aos cinemas da Índia.
- Dia 15/8 - quinta-feira - 19h - "Kahaani" - Filme de suspense narra a história de mulher grávida e sozinha que realiza busca incansável pelo marido desaparecido. Final Surpreendente.
- Dia 16/8 - sexta-feira - 15h - "Taare Zameen Pe" - História de uma criança que sofre com dislexia. Um professor de artes coloca em prática plano para resgatar o garoto, incompreendido pelos colegas e educadores.
- Dia 16/8 - sexta-feira - 19h - "3 Idiotas" - A amizade verdadeira existe? Uma comédia carregada de ensinamento de vida que mexe profundamente com o público.
- Dia 17/8 - sábado - 15h - "Manjhi" - Usando formão, martelo e pá, durante 22 anos, um homem esculpe a montanha, abrindo uma estrada para facilitar o acesso de seu povo à escola, serviços de saúde, etc. Baseado em história real.
|