Ciclo de Debates BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS - Tema: APEC e Acordos Ásia-Indo-Pacífico

image (1)

O Fórum de Cooperação Ásia-Pacífico (APEC) consiste em uma estratégia de liberalização unilateral, praticada desde 1989, que deu lugar à liberalização formal por meio da assinatura de acordos de livre comércio (TLCs), sendo o objetivo no médio prazo ano 2020, o alcance uma área total de livre comércio. A partir da década de 1990, intensificou-se no sistema internacional, os princípios da liberalização econômica como ferramenta para alcançar o crescimento e o desenvolvimento econômico. Por sua vez, os acordos da Ásia-Indo-Pacífico datam deste século e incorporam grandes potências em seus tratados. Em 2020, quinze países da Ásia e da Oceania assinaram um acordo para formar a maior associação comercial do mundo. A Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) exclui os Estados Unidos, reúne 2,1 bilhões de consumidores e 30% do PIB mundial. China, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia assinaram o pacto, juntamente com os dez países que compõem a Asean. O seminário busca entender a trajetória da APEC, histórico, objetivos, resultados alcançados e limitações do bloco perante às novas iniciativas Ásia-Indo-Pacífico que serão apresentadas e discutidas neste debate. Para tratar desse tema, o convidado é Alexandre Ratsuo Uehara Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. No Japão, foi pesquisador visitante na Universidade Keio (1993) e na Universidade Sophia (1999-2000). Na Universidade de São Paulo (USP) é membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa (FFLCH); é membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacional/USP; pesquisador Sênior do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais, onde coordena o Grupo de Estudos sobre Ásia (GEASIA). Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (ABEJ) 2016-2018. Tem desenvolvido pesquisas sobre questões asiáticas.

Serviço:
Quando: 11 de maio de 2022 - Às 14h00