Ciclo de Debates BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS - Tema: O Acordo União Europeia e Mercosul

Aula Aberta Acordo entre União Europeia e Mercosul

Este seminário tem como objetivo apresentar e discutir o acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul

A retomada das negociações deste acordo foi anunciada em 2019, após vinte anos da primeira proposta. Os dois blocos juntos reúnem 750 milhões de consumidores, representando o maior acordo entre blocos pré-existente. Para entrar em vigor, o acordo deve ser aprovado pelos parlamentos de todos os países envolvidos. O Acordo de Associação UE-Mercosul representa, antes de tudo, a reafirmação da importância da liberalização econômica regional e inter-regional como forma de impulsionar a liberalização econômica mundial, em um momento em que o cenário internacional está marcado por uma onda de protecionismos, principalmente após a eleição de Donald Trump, nos Estados Unidos. Para o Mercosul, o acordo revigora a relevância do bloco na comunidade internacional como capaz de promover e representar os países do Cone Sul. Além de que, visto a crise do regionalismo sul-americano e do Mercosul particularmente, o acordo concede uma sobrevida ao bloco, estimulando, assim, a sua revisão e atualização.

Para a UE, o acordo birregional é expressão do inter-regionalismo, um conceito que tem sido uma das principais modalidades de política externa do bloco, como forma de projetar o seu próprio modelo de integração.

Palestrante: PATRÍCIA NASSER DE CARVALHO

Desde 2016, professora-adjunta do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2006). Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2008). Doutora em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2015). Em 2012, foi bolsista de projeto de pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Serviço:
Quando: 1º de junho de 2022 - Às 14h00
Inscriçõeshttps://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=22098