XXII Fórum de Análise de Conjuntura: América Latina, Eleições e Mudanças Políticas

evento unifesp unesp

O Fórum de Análise de Conjuntura é um dos eventos mais tradicionais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC-UNESP) - campus de Marília. Organizado pelo grupo de pesquisa Estudos da Globalização, pelo Instituto de Estudos Econômicos Internacionais (IEEI-UNESP), e pelo Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN-UNIFESP) - campus de Osasco.

O evento discute a conjuntura latino-americana a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar. Em 2022, o objetivo do XXII Fórum de Análise de Conjuntura será debater a situação econômica, política, ambiental e social em um contexto regional de instabilidade política e baixo crescimento econômico, dispensando especial atenção para o caso brasileiro, e tendo, como pano de fundo, a persistência da crise estrutural do capitalismo global e o mundo multipolar que parece se consolidar como um dos resultados da referida crise. O XXII Fórum de Análise de Conjuntura estará organizado em sete mesas temáticas, que abordarão as seguintes questões:

1) Política, eleições e democracia;

2) A conjuntura econômica brasileira;

3) Meio ambiente;

4) Política públicas e tecnologia;

5) Relações Internacionais;

6) Eleições e perspectivas na América Latina;

7) A conjuntura pós-eleitoral.

Também serão organizadas oito mesas de comunicação, com o objetivo de que os alunos de pós-graduação da UNESP e da UNIFESP apresentem os resultados de suas pesquisas relativas a esses temas.

Dias 26, 27 e 28 de setembro e 09 de novembro de 2022
Inscrições: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=22340