XXI Forum de Análise de Conjuntura: "Covid 19: América Latina e os impactos multidimensionais da pandemia"

XXI Forum de Análise de Conjuntura  (3)

O Fórum de Análise de Conjuntura é um evento tradicional da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Organizado pelo grupo de pesquisa Estudos da Globalização, pelo Instituto de Estudos Econômicos Internacionais (IEEI) da UNESP, e pelo Departamento de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - campus de Osasco, o evento discutirá a conjuntura latino-americana a partir de uma perspectiva crítica e interdisciplinar. O objetivo do XXI Fórum de Análise de Conjuntura é debater a situação política, econômica e social desencadeada pela pandemia de COVID 19 e seus múltiplos desdobramentos, notadamente na América Latina, com especial atenção ao caso brasileiro, tendo como pano de fundo a persistência da crise estrutural do capitalismo global e o mundo multipolar que parece se consolidar como um dos resultados da referida crise. Na verdade, as respostas erráticas, insuficientes e mesmo negacionistas do problema sanitário geraram uma situação grave, com desdobramentos de longo prazo. Os países latino-americanos vivem uma crescente deterioração das condições de vida e trabalho, o que agravou ainda mais os históricos problemas de miséria e desigualdade social na região. Assim, o objetivo do Fórum é discutir a situação política, social e econômica latino-americana no contexto da pandemia mundial. Em termos mais gerais, os pontos centrais do evento serão os temas referentes à pandemia e seus múltiplos desdobramentos, aos movimentos sociais, aos direitos sociais, ao desemprego, à preservação do meio ambiente, à desigualdade social, ao acesso aos serviços públicos universais, às estratégias de desenvolvimento, à democracia, ao papel dos meios de comunicação, ao avanço do neofascismo, à crise econômica e à inserção regional no cenário mundial.

Serviço:
XXI Fórum de Análise de Conjuntura: "Covid 19: América Latina e os impactos multidimensionais da pandemia"
Quando:  De 05 a 09 de julho de 2021
Link de transmissão (Youtube): bit.ly/canalgpeg