Neste curso serão abordadas conceitos de álgebra e apresentados exercícios para resolução. O conceito será apresentado associado a outras áreas do conhecimento, permitindo que o(a) cursista desenvolva habilidades físicas e matemáticas na resolução de situações-problema, sistematizando o conhecimento e estimulando-o a resolver questões com um ¿olhar¿ interdisciplinar, contextualizado.
Objetivo Apresentar estratégias, através de um processo dinâmico e contextualizado, de compreensão do conceito de álgebra e de resolução de problemas que envolvem este conhecimento, visando melhorar o processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de Matemática. Conteúdo Programático Números reais (bloco 1). Conjuntos de números. Soma, subtração e multiplicação de números reais. Divisão e frações. Simplificação de frações. A reta real. Números reais (bloco 2). Razões e taxas. Porcentagem. Potências. Raízes. Equações (bloco 3). Equações. Proporções e regras de três. Regra de três composta. Equações (bloco 4). Equações lineares. Sistemas de equações lineares. Conjuntos. Intervalos. Inequações. Equações (bloco 5). Polinômios. Fatoração de polinômios. Equações quadráticas. Avaliação A avaliação do(a) cursista será feita em função da sua participação nas atividades síncronas e assíncronas. Compreende-se como atividades síncronas a participação nas oficinas, levando em conta o fato de ter recebido, previamente, o material para leitura e estudo (atividade assíncrona), podendo assim, preparar-se antecipadamente para tanto. E a avaliação na participação assíncrona leva em consideração o mínimo de 75% das atividades entregues na plataforma, denominada por síntese. Destaca-se que serão consideradas satisfatórias e de qualidade as participações que atenderem às expectativas/objetivos de aprendizagem da oficina. Para receber o certificado, o cursista deverá participar (satisfatoriamente) de, pelo menos, três das cinco oficinas (encontros síncronos) programadas.