As Ações Sustentáveis do Pacto Global Experience

PGE3
Projeto de Extensão Pacto Global Experience em parceria com CRA-SP  divulga e implantação dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Organizações da Sociedade.

O Pacto Global Experience (PGE) é um projeto de extensão provindo de parceria entre a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), UNIFESP, e o Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRASP), com coordenação dos Professores Liége Mariel Petroni e Dan Levy da EPPEN-UNIFESP e, no âmbito do CRASP, por Clarice M. O. Kobayashi e Armando Dal Colletto.

O PGE tem por objetivo criar oportunidades e ações que permitam a integração entre os estudantes da Universidade Federal de São Paulo e o Conselho Regional de Administração de São Paulo para a divulgação e implantação dos Princípios do Pacto Global e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas Organizações da Sociedade.

Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo PGE estão as palestras e as visitas técnicas.

No último dia 05 de junho, o professor Dr. Dan Rodrigues Levy, do Departamento de Ciências Atuariais da Unifesp/EPPEN, coordenador do PGE, proferiu palestra no V Congresso Acadêmico da Unifesp - Universidade Pública, Conhecimento Público. Na ocasião, o professor abordou o tema: “O Direito à Saúde, o Direito Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável na Constituição Federal de 1988”, apresentando estudos e pesquisas que relacionam a sadia qualidade de vida à preservação ambiental para a garantia de uma sociedade mais sustentável.

PGE1
Professor Dan Levy, docente do Departamento de Ciências Atuariais e coordenador do PGE, palestrando no V Congresso Acadêmico da Unifesp 2019

As palestras proferidas na disciplina Sustentabilidade nas Organizações sob a responsabilidade da Profa. Liége Mariel Petroni do Departamento Multidisciplinar e coordenadora do PGE, tem como temática a apresentação das Práticas de Sustentabilidade desenvolvidas pelas organizações dos setores públicos e privados. Em 2018, foram realizadas quatro palestras, sendo as organizações participantes, a Votorantim Cimentos, a Siemens, a Geovector e o ICLEI Brasil. Em maio deste ano, a disciplina de Sustentabilidade contou com a palestra da CFO Renata Ribeiro da empresa Wacker, multinacional alemã do setor químico e presente em mais de cem países.

PGE 6
Palestra da CFO, Renata Ribeiro, empresa Wacker

As visitas técnicas propõem a aquisição de conhecimento sobre as implantações de ações sustentáveis adotadas pelas organizações.

Em novembro de 2018, o PGE visitou o Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP) a fim de conhecer as pesquisas realizadas sobre energia renovável, em especial, a implantanção de painéis de energia solar fotovoltaica.

PGE3
PGE vistando o IEE USP

No último dia 29 de maio os alunos e coordenadores do PGE realizaram uma visita técnica na fábrica de cogumelos Uramaki, no município de Mogi das Cruzes, SP. A escolha desta empresa deve-se ao fato de adotar práticas sustentáveis no seu processo de produção, pois não faz uso de agrotóxicos ou acréscimo de components químicos que comprometam a saúde do consumidor; adota a técnica de reuso da água até o ciclo de reutilização dos compostos que começam na própria empresa e terminam na adubação do solo dos agricultores da região; além de investir na implantação de Sistema de Produção de Energia baseado em Energia Solar Fotovoltaica.

PGE4
PGE visitando a empresa URAKAMI

PGE5
PGE visitando a empresa URAKAMI