Sobre o livro:
Estamos constantemente aprendendo, querendo ou não. Aprender é muito natural para nosso cérebro e é (ou deveria ser) agradável. Qual seria a melhor maneira de aprender sobre como tornar processos de aprendizagem efetivos?
Tornando o processo simples e divertido. Cartuns são ferramentas muito eficazes que facilitam a compreensão. Essa é a idéia dos autores, professor de Harvard e neurocientista Felipe Fregni e professor de pensamento sistêmico da Universidade Federal de São Paulo, João Arantes, quando se uniram para escrever este livro, no formato de cartuns, sobre aprendizagem e como usar esse conhecimento nas práticas de ensino.
Este livro segue o livro de Critical Thinking in Teaching and Learning (Felipe Fregni, 2019). Em 191 cartuns, os autores mostram, usando ilustrações engraçadas e simples, os princípios neurais básicos da aprendizagem (incluindo os princípios básicos da neuroplasticidade, codificação de novas informações, sistema atencional e aprendizado, memória e aprendizado, a importância crítica de nosso sistema de motivação e como ativá-lo em programas educacionais. Além disso o livro discute como o estresse afeta (ou ajuda) a aprendizagem e o uso da interação social em programas educacionais). Mais ainda, o livro apresenta ideias de como aplicar esses princípios para ensino discutindo métodos de ensino (métodos centrados no aluno versus métodos centrados no professor) e o desafio do ensino on-line. Finalmente o livro trata do ensino de pensamento crítico e avaliações do processo de aprendizagem.
Todos nós precisamos nos tornar melhores aprendizes, especialmente em uma sociedade em que a memorização de fatos não é mais importante. Este livro é, portanto, um guia essencial para todos os alunos e professores que desejam melhorar sua experiência de aprendizado.