Prof. Felipe Fregni e Prof. João Arantes lançam o livro "The cartoon guide to effective teaching and learning"

joaoarantes learning
Os professores Felipe Fregni e Prof. João Arantes publicaram o livro "The Cartoon Guide to Effective Teaching and Learning: a new way of learning the neuroscience of learning".
Os professores Felipe Fregni (Professor da Harvard Medical School, Harvard T.H.Chan School of Public Health e Diretor da Spaulding Neuromodulation Center) e Prof. João Arantes (Unifesp Osasco, Departamento Multidisciplinar)  publicaram o livro "The Cartoon Guide to Effective Teaching and Learning: a new way of learning the neuroscience of learning".

Sobre o livro:

Estamos constantemente aprendendo, querendo ou não. Aprender é muito natural para nosso cérebro e é (ou deveria ser) agradável. Qual seria a melhor maneira de aprender sobre como tornar processos de aprendizagem efetivos?

Tornando o processo simples e divertido. Cartuns são ferramentas muito eficazes que facilitam a compreensão. Essa é a idéia dos autores, professor de Harvard e neurocientista Felipe Fregni e professor de pensamento sistêmico da Universidade Federal de São Paulo, João Arantes, quando se uniram para escrever este livro, no formato de cartuns, sobre aprendizagem e como usar esse conhecimento nas práticas de ensino.
Este livro segue o livro de Critical Thinking in Teaching and Learning (Felipe Fregni, 2019).  Em 191 cartuns, os autores mostram, usando ilustrações engraçadas e simples, os princípios neurais básicos da aprendizagem (incluindo os princípios básicos da neuroplasticidade,  codificação de novas informações, sistema atencional e aprendizado, memória e aprendizado, a importância crítica de nosso sistema de motivação e como ativá-lo em programas educacionais. Além disso o livro discute como o estresse afeta (ou ajuda) a aprendizagem e o uso da interação social em programas educacionais). Mais ainda, o livro apresenta ideias de como aplicar esses princípios para ensino discutindo métodos de ensino (métodos centrados no aluno versus métodos centrados no professor) e o desafio do ensino on-line. Finalmente o livro trata do ensino de pensamento crítico e avaliações do processo de aprendizagem.
Todos nós precisamos nos tornar melhores aprendizes, especialmente em uma sociedade em que a memorização de fatos não é mais importante. Este livro é, portanto, um guia essencial para todos os alunos e professores que desejam melhorar sua experiência de aprendizado.

Maiores informações em www.teachandlearning.com
O livro está disponível também pela Amazon