Discente do 5° termo de Ciências Econômicas da EPPEN/UNIFESP consegue aprovação do artigo fruto de sua iniciação científica em dois importantes congressos nacionais

Thiago da Costa Albuquerque
Thiago da Costa Albuquerque, aluno do 5° termo do curso de Ciências Econômicas da EPPEN/UNIFESP, teve o artigo aprovado em dois importantes congressos nacionais: o 48° ANPEC e o XVIII ENABER

O aluno Thiago da Costa Albuquerque, que está no 5° termo do curso de Ciências Econômicas da EPPEN/UNIFESP, teve o artigo fruto de sua iniciação científica aprovado em dois importantes congressos nacionais: o 48° Encontro Nacional de Economia (ANPEC) e o XVIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER). O artigo intitulado “Chronic and Transitory Poverty in Brazil: An Analysis Using Continuous PNAD” (tradução para: Pobreza Crônica e Transitória no Brasil: Uma Análise com o uso da PNAD Contínua) é uma compilação dos resultados do seu projeto de iniciação científica, desenvolvido ao longo dos anos de 2019 e 2020, sob orientação da docente do Departamento de Economia (DECON), Profa Solange Gonçalves. Em 2019, o aluno foi contemplado com uma bolsa do PIBIC (CNPq) e também obteve aprovação de bolsa da FAPESP. O artigo tem o objetivo de analisar a dinâmica e os ciclos de pobreza das famílias brasileiras, entre 2012 e 2019, incluindo o período de aprofundamento da crise econômica no país. O estudo propõe a aplicação de uma categorização para pobreza crônica e transitória, com base no número de períodos em que as famílias permanecem na pobreza, e a estimação da probabilidade relativa de estar em uma determinada situação de privação (artigo disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3658379). Thiago apresentará os resultados da sua pesquisa nesses dois importantes congressos nacionais da área de Economia nos meses de outubro (ENABER) e dezembro (ANPEC), e terá a oportunidade de coletar críticas e sugestões para o seu estudo. O aluno tem o objetivo de enviar seu trabalho para publicação em uma revista científica, até o final de 2020.