Efeitos imediatos da carga tributária são tema de projeto de extensão da Unifesp

Ação busca desenvolver práticas pedagógicas utilizando como base o preenchimento da declaração de imposto de renda

Por José Luiz Guerra

Quais são os efeitos imediatos da carga tributária no cotidiano das famílias brasileiras? Este é o tema principal abordado pelo projeto de extensão “Imposto de Renda - Pessoa Física”, sediado na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN/Unifesp) – Campus Osasco. O projeto busca organizar cursos, palestras e treinamentos voltados para o impacto da tributação sobre a pessoa física, utilizando como base o preenchimento da declaração de imposto de renda.

O projeto, iniciado em 2021, conta com a participação de estudantes de graduação do campus e da comunidade local. “Em um primeiro momento, será elaborado um cronograma de atividades para o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda e, por fim, a organização, preparação de materiais e espaço físico para o atendimento ao público interessado”, explica Laura Calixto, docente do curso de Ciências Contábeis da EPPEN/Unifesp e coordenadora do projeto.

Também participam do projeto os professores Antonio Saporito, Fabrício Costa Resende de Campos, José Milton Almeida da Silva, Marcelo Rabelo Henrique, e Sandro Braz Silva.

Plantão de Dúvidas sobre o Preenchimento da Declaração de Imposto de Renda

Como parte do projeto, é realizado anualmente um plantão de dúvidas sobre o preenchimento da declaração de Imposto de Renda. Para este ano, as inscrições estão abertas de 7 a 31 de março. Estão disponíveis 300 vagas para os atendimentos, que ocorrem sempre no mês de abril. Por tratar-se de um projeto social as vagas são destinadas a membros da comunidade em geral, com renda tributável anual de até R$ 60 mil, patrimônio de até R$ 300 mil, e que não seja sócio de empresa(s). “Oferecemos atendimento online, em razão da pandemia, mas com objetivos mais amplos num futuro próximo, de atender micro e pequenos empresários”, complementa a coordenadora.

Para mais informações sobre o projeto, é preciso enviar um e-mail para irpf.unifesp@gmail.com.

Serviço:
Quando: de 7 a 31 de março de 2022