PDI do campus Osasco está sendo elaborado

Desde outubro, a comunidade do campus Osasco está empenhada na elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2016-2020. O PDI busca refletir a filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas e as atividades acadêmicas que a instituição pretende desenvolver no período.

A discussão e planejamento do futuro do campus Osasco é parte da elaboração do PDI da Universidade Federal de São Paulo, que se iniciou em 1º de setembro último, a partir de iniciativa da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN). Para a vice-diretora acadêmica do campus Osasco, Claudia Tessari, trata-se de um documento e estudo muito importante para o delineamento das ações do campus: “trata-se de um instrumento para ajudar a pensar e formular as propostas de trabalho da instituição nos próximos cinco anos e, principalmente avaliar o que dispomos e precisamos para alcançar nossos objetivos”, afirmou. Além disso, “é um instrumento de política institucional, que ajuda a consolidar a trajetória da instituição, na direção da excelência, relevância e inovação”.

Para o pró-reitor de planejamento da Unifesp, Ésper Cavalheiro, um importante ingrediente na elaboração do PDI da Unifesp é a sua abertura para a participação da comunidade. “Abrimos espaço para que toda e qualquer pessoa possa participar ativamente do planejamento; para que ele não seja feito exclusivamente por pró-reitores e diretores, mas por toda a comunidade, fazendo com que ela se sinta envolvida no processo”. Cavalheiro destacou também a sua importância como um instrumento de correção de rumos da Unifesp, fruto da maior maturidade que a universidade alcançou nos últimos anos. “É um plano de sustentabilidade e correção de rumos, momento de verificar o que propúnhamos no PDI anterior e reabrir negociações com o MEC para corrigir pactos anteriores. Mas, mais importante, é também o momento de tentar costurar a universidade a partir de cada ambiente. Não se trata de fazer uma colcha de retalhos a partir de relatos e aspirações de cada campus individualmente, mas sim de uma nova forma de fazer universidade, mais integrada e moderna”, concluiu.

O PDI do campus Osasco já tem uma primeira versão para ser discutida com a comunidade e pode ser acessado a partir do link criado especialmente para o seu desenvolvimento. O documento preliminar pode ser acessado por toda a comunidade até o início de fevereiro, quando será realizada uma reunião ampla, com a participação aberta à toda a comunidade para a discussão e aprimoramento de seu conteúdo, para sua finalização e envio à PROPLAN.

Baixe aqui a versão preliminar do documento, para que faça sua análise.