Começa hoje o VIII Congresso Acadêmico da Unifesp

Congressso Academico E hoje

Evento é on-line, gratuito e tem como tema Universidade, Conhecimento e Democracia

Começa hoje, (27), às 9h, o VIII Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na edição deste ano, o evento, que será gratuito, on-line e aberto para toda a sociedade, terá como tema Universidade, Conhecimento e Democracia. As inscrições podem ser feitas até o dia 1° de julho neste link. A edição de 2021 registrou a inscrição de mais de 23 mil pessoas.

O tema do congresso foi proposto frente ao fato de que os desafios impostos pela crise sanitária que atingiu todo o planeta encontram, na ciência, boa parte das respostas para sua superação. Por meio dela, foi, é e será possível garantir não só a sobrevivência, como também o desenvolvimento humano, incluindo o enfrentamento às desigualdades que impõem carências crescentes por saúde, educação, habitação, saneamento e cultura, entre outras dimensões de interesse coletivo e que sustentam a vida plena. “É papel central da universidade apresentar e discutir soluções para os problemas da sociedade”, pontua Semíramis Domene, docente da Unifesp e integrante da coordenação colegiada da comissão central do congresso.

Cida Bento fará a palestra de abertura

A palestra de abertura, que começa às 9h, será ministrada pela psicóloga e escritora Cida Bento e terá como tema Instituição e Democracia e destacará as instituições enquanto dimensões constitutivas essenciais de sociedades democráticas.

Cida Bento é conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP e membro do Grupo Assessor da ONU Mulheres. Ela também é ex-conselheira do Conselho Nacional de Segurança Alimentar da Presidência da República (Consea), pesquisadora associada do Instituto de Psicologia da USP e coordenadora do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero, entre outros projetos na área de educação. Em 2015, foi eleita pela The Economist como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo na área da diversidade.

Grande número de trabalhos submetidos

Durante o congresso, serão apresentados 2.024 trabalhos desenvolvidos na graduação e na pós-graduação da Unifesp nas áreas de ciências exatas, humanas, ambientais, saúde e sociais aplicadas. Dentro desse universo, destaca-se o aumento do número de submissões de trabalhos por parte dos pós-graduandos (653), em comparação com a edição anterior (626) e o crescimento de quase 100% nas de iniciação científica na área de Ações Afirmativas (25 em 2022 contra 14 em 2021). “É um tema sobre o qual a Unifesp tem se desafiado nos últimos anos; esse aumento mostra que o compromisso com a inclusão tem dado certo”, celebra a docente. Também estão programadas 70 palestras com pesquisadores de vários campos do conhecimento, além de 160 sessões científicas e diversas pílulas culturais, com múltiplas expressões artísticas da comunidade.

Serviço:
Congresso Acadêmico Unifesp 2022: Universidade, Conhecimento e Democracia