O professor Osmany Porto de Oliveira, do Departamento de Relações Internacionais, e coordendor do Laboppi, está lançando o livro "Brazil and China in Knowledge and Policy Transfer" pela editora Palgrave. A obra co-organizada com Giulia Romano do Centro de Estudos sobre a Ásia, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, é fruto de uma colaboração internacional entre especialistas sobre estudos brasileiros e chineses.
O projeto começou a ser preparado em 2017, durante evento da Associação Internacional de Políticas Públicas em Singapura, e passou por vários encontros para discutir a publicação, no Institute of Development Studies, na Université Sorbonne Nouvelle, na Universidade de Duisburg-Essen e na Unifesp. O livro discute como o Brasil e a China se tornaram provedores de ideias e modelos, que contribuíram para o "mercado" global de políticas públicas.
Resumo: Este livro analisa a transferência de conhecimento e de políticas a partir do Brasil e da China. A obra discute como essas duas nações se afirmaram como provedoras de ideias e modelos, que contribuem para a oferta global de políticas públicas. Com uma variedade de estudos de caso em áreas como saúde, segurança alimentar e infraestrutura, o livro oferece novos aportes sobre os diferentes níveis onde ocorrem transferências de conhecimento e políticas, incluindo o local, regional, nacional e supranacional. Os pesquisadores desenvolvem uma estrutura multidimensional de análise que considera os agentes, objetos e mecanismos de transferência de conhecimento e de políticas públicas, bem como as estruturas e a temporalidade em que operam. Ao contrário de estudos anteriores sobre transferência de políticas – que se concentraram principalmente nos processos de aprendizagem Norte-Norte e Norte-Sul – este livro oferece uma abordagem inovadora para esta área de estudo. Ao refletir sobre as experiências dessas duas potências em ascensão, fornece novas perspectivas para o futuro da pesquisa sobre a transferência de políticas, em um contexto no qual as dinâmicas de poder em nível global estão mudando. Este estudo interdisciplinar será importante para estudantes e acadêmicos da área de transferência de políticas, estudos de desenvolvimento, relações internacionais e políticas públicas.