O professor Osmany Porto de Oliveira lança livro "Brazil and China in Knowledge and Policy Transfer"

lançamento livro Brazil and China in Knowledge and Policy Transfer OsmanyO professor Osmany Porto de Oliveira, do Departamento de Relações Internacionais, e coordendor do Laboppi, está lançando o livro "Brazil and China in Knowledge and Policy Transfer" pela editora Palgrave. A obra co-organizada com Giulia Romano do Centro de Estudos sobre a Ásia, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, é fruto de uma colaboração internacional entre especialistas sobre estudos brasileiros e chineses.

O projeto começou a ser preparado em 2017, durante evento da Associação Internacional de Políticas Públicas em Singapura, e passou por vários encontros para discutir a publicação, no Institute of Development Studies, na Université Sorbonne Nouvelle, na Universidade de Duisburg-Essen e na Unifesp. O livro discute como o Brasil e a China se tornaram provedores de ideias e modelos, que contribuíram para o "mercado" global de políticas públicas.

Resumo: Este livro analisa a transferência de conhecimento e de políticas a partir do Brasil e da China. A obra discute como essas duas nações se afirmaram como provedoras de ideias e modelos, que contribuem para a oferta global de políticas públicas. Com uma variedade de estudos de caso em áreas como saúde, segurança alimentar e infraestrutura, o livro oferece novos aportes sobre os diferentes níveis onde ocorrem transferências de conhecimento e políticas, incluindo o local, regional, nacional e supranacional. Os pesquisadores desenvolvem uma estrutura multidimensional de análise que considera os agentes, objetos e mecanismos de transferência de conhecimento e de políticas públicas, bem como as estruturas e a temporalidade em que operam. Ao contrário de estudos anteriores sobre transferência de políticas – que se concentraram principalmente nos processos de aprendizagem Norte-Norte e Norte-Sul – este livro oferece uma abordagem inovadora para esta área de estudo. Ao refletir sobre as experiências dessas duas potências em ascensão, fornece novas perspectivas para o futuro da pesquisa sobre a transferência de políticas, em um contexto no qual as dinâmicas de poder em nível global estão mudando. Este estudo interdisciplinar será importante para estudantes e acadêmicos da área de transferência de políticas, estudos de desenvolvimento, relações internacionais e políticas públicas.