Paradiplomacia na prática

visitaSRIGrupo
Foto: Laboppi

Estudantes da Unifesp visitam Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo

Por Amanda Raynara Quintana Theodoro, estudante do curso de Relações Internacionais da Unifesp e pesquisadora do Laboppi.

No dia 25 de outubro (terça-feira), 39 estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), do campus Osasco, visitaram a Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo. A atividade foi organizada pelo professor Dr. Osmany Porto de Oliveira, coordenador do Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi), como parte da disciplina de Análise de Política Externa. O grupo foi recebido pela equipe da Secretaria e contou também com a presença da atual Secretária de Relações Internacionais da Prefeitura, Marta Suplicy.

A Secretária explicou, durante o encontro, que o órgão de relações internacionais da Prefeitura realiza atividades “de meio” e não “de fim”. Isto significa que a Secretaria de Relações Internacionais apoia outras secretarias setoriais em suas ações externas. A ação internacional das cidades, também chamada de paradiplomacia, envolve diversas atividades, como por exemplo a cooperação com outras cidades, a participação em redes transnacionais e a busca por financiamento em organismos internacionais para projetos de infraestrutura urbana. O tema mais enfatizado pela Secretária foi a questão climática. A cidade se mostra bastante comprometida com o Acordo de Paris e o desenvolvimento sustentável. Para explicitar esse compromisso, a Secretária pontuou que a Prefeitura iria participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-27), com o objetivo de afirmar o protagonismo de São Paulo nestas áreas. A Secretária enfatizou também o comprometimento da Prefeitura com o cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU.

A reunião foi muito proveitosa para a turma, que teve a oportunidade de ter uma noção mais palpável sobre a prática e o cotidiano das relações internacionais, as quais não estão restritas ao Itamaraty. A aluna Karina Okamoto, do quarto termo do curso Relações Internacionais da Unifesp, comentou que a visita ampliou sua compreensão sobre a atuação profissional na área e que teve um impacto positivo em sua formação. A estudante Jéssica dos Santos, por sua vez, foi cativada pelas falas de Marta Suplicy, que apontaram para a importância de temas como gênero e raça para a projeção internacional da cidade de São Paulo. Para a aluna, a visita à Prefeitura trouxe a certeza de que ela está trilhando o caminho certo.

visitaSRIMarta

A Secretária concluiu sua apresentação reafirmando o compromisso da Prefeitura em fazer com que São Paulo seja uma cidade democrática, ecológica e sustentável. Por fim, deu um conselho para os estudantes ali presentes, dizendo que ter prioridade é o caminho para o sucesso. Após a apresentação da Secretária, quatro servidores da coordenadoria de relações internacionais da Prefeitura apresentaram suas áreas de atuação. Atividades dessa natureza são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes que, por meio da observação da prática das relações internacionais, têm a oportunidade de compreender mais profundamente os conceitos estudados diariamente em sala de aula. É por meio dessa aproximação com a realidade que as alunas e alunos têm a chance de se reconhecer como agentes de mudança em um mundo cada vez mais dinâmico e complexo.