Um acordo assinado no primeiro semestre de 2022 entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universia Brasil, empresa de educação e empregabilidade do Grupo Santander, viabilizou a disponibilização aos (às) estudantes e egressos(as) da instituição vagas de emprego e estágio por meio da plataforma Universia Jobs (https://jobboard.universia.net/unifesp).
Para realizar o cadastro, é necessário acessar a plataforma, clicar no botão “Como candidato” e fornecer os dados solicitados. Os(as) cadastrados(as) podem ativar os serviços de orientação acadêmica, bolsas de estudo, estágio e emprego, além de utilizar filtros de pesquisa avançada, para buscar vagas de acordo com seu interesse e perfil. É permitido também que os(as) interessados(as) cadastrem seus currículos e indiquem seus interesses e expectativas, o que ajuda as empresas a localizarem mais facilmente o perfil desejado.
Para a pró-reitora de Graduação, Ligia Azzalis, o acordo entre a Unifesp e a Universia Jobs vai ao encontro do que preconiza o PDI 2021-2025 da universidade, buscando a formação de profissionais e cidadãos(ãs) conscientes, críticos(as) e tecnicamente habilitados(as), nas mais diversas áreas.
“Nosso excelente desempenho nos rankings nacionais e internacionais mostram que estamos cumprindo nossa missão. Porém, também deve ser nosso compromisso facilitar a entrada dos(as) nossos(as) estudantes e egressos(as) no mercado de trabalho, principalmente, os(as) historicamente excluídos(as), como as pessoas negras, as mulheres, as pessoas com deficiência e a população LGBTQIA+, para que possam efetivamente transformar a nossa realidade e contribuir para o desenvolvimento de um país mais justo, democrático, plural e sustentável”, afirma Azzalis.
Outro ponto importante dessa parceria é a possibilidade de pessoas externas à Unifesp também poderem se cadastrar no portal. “Vamos divulgar o portal para as comunidades próximas aos nossos campi para que se cadastrem. É a universidade exercendo seu papel social sobretudo neste momento pós-pandemia no qual o desemprego atingiu de maneira desproporcional as populações que já eram mais vulneráveis”, complementa.
Empresas também podem cadastrar vagas
As empresas podem publicar de forma gratuita vagas de emprego e estágio em vários portais de forma simples e rápida, além de realizar a gestão das candidaturas e encontrar talentos, podendo, inclusive, criar uma página de emprego personalizada.