UC Marketing "Exótico", do curso de Administração, tem importância comprovada em artigo recém publicado, promovendo a educação formal aos consumidores como ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing.
Resumo
Formal consumer education as a regulatory action for greenwashing and bluewashing practices
Defende-se a potencialidade da educação formal do consumidor, a fim de que consiga exercer o importante papel que lhe cabe nas relações comerciais. O trabalho teve como objetivo analisar a influência da promoção da educação formal ao consumidor como potencial ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing. Para tanto, foi construído um referencial teórico com a discussão de ambas as práticas supracitadas. Como procedimento metodológico, o estudo se enveredou por uma abordagem hipotético-dedutiva, sendo realizado um pré-experimento, cuja manipulação consistiu na promoção da educação formal aos participantes (n=40), de forma longitudinal. Com isso, foi possível validar a efetividade da educação formal dos consumidores como possível ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing, aumentando tanto o conhecimento quanto o julgamento deles em relação a elas.
DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15150
Palavras-chave: Falsos discursos ambientais, Greenwashing e Bluewashing, Educação do consumidor, Ação regulatória, Educação Ambiental
Artigo completo disponível em https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15150