Educação Formal dos consumidores como ação regulatória das práticas de Greenwashing e Bluewashing

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UC Marketing "Exótico", do curso de Administração, tem importância  comprovada em artigo recém publicado, promovendo a educação formal aos consumidores como ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing.

 Resumo

Formal consumer education as a regulatory action for greenwashing and bluewashing practices

Defende-se a potencialidade da educação formal do consumidor, a fim de que consiga exercer o importante papel que lhe cabe nas relações comerciais. O trabalho teve como objetivo analisar a influência da promoção da educação formal ao consumidor como potencial ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing. Para tanto, foi construído um referencial teórico com a discussão de ambas as práticas supracitadas. Como procedimento metodológico, o estudo se enveredou por uma abordagem hipotético-dedutiva, sendo realizado um pré-experimento, cuja manipulação consistiu na promoção da educação formal aos participantes (n=40), de forma longitudinal. Com isso, foi possível validar a efetividade da educação formal dos consumidores como possível ação regulatória das práticas de greenwashing e bluewashing, aumentando tanto o conhecimento quanto o julgamento deles em relação a elas.

DOI:  https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i1.15150

Palavras-chave:  Falsos discursos ambientais, Greenwashing e Bluewashing, Educação do consumidor, Ação regulatória, Educação Ambiental

 

Artigo completo disponível em https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15150