Professor da EPPEN defende tese sobre educação financeira no Brasil

Ahmed Khatib

O professor do Departamento Academico de Administração, Ahmed Sameer El Khatib, defendeu recentemente sua segunda tese de doutorado, dessa vez na área de Educação.

O título da sua tese, "Alfabetização Financeira Crítica: Uma Proposta Curricular à Luz das Vozes Docentes e da Visão Freireana", sugere uma abordagem inovadora e crucial para a educação financeira no contexto brasileiro. A visão freireana traz uma perspectiva única e crítica, oferecendo uma lente teórica que pode transformar a maneira como entendemos e praticamos a alfabetização financeira. A ênfase na participação ativa dos educadores na construção do currículo revela um comprometimento com a promoção de uma abordagem mais inclusiva e contextualizada.

RESUMO: A alfabetização financeira convencional nasceu na primeira metade do século XX com o surgimento da educação do consumidor e da economia doméstica. Entretanto, o termo ganhou destaque nos Estados Unidos, através de livros populares de autoajuda em finanças pessoais, no final dos anos 1990. O Brasil foi extremamente influenciado pelos Estados Unidos e outros países ao introduzir a alfabetização financeira, ao entendê-la e ao discuti-la. A criação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), em 2011, e a justificativa para a introdução do conteúdo transversal obrigatório de alfabetização financeira foram consequências de discussões globais mais amplas promovidas, principalmente, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e pelo Banco Mundial. No entanto, as formas convencionais de alfabetização financeira excluem do debate acadêmico, político e curricular as vozes dos docentes e posicionam o consumo e o investimento como atos cívicos legítimos, individualizando e despolitizando soluções para problemas antigos como pobreza, insegurança, degradação ambiental e desigualdade social. Enquanto a alfabetização financeira convencional vê o cidadão como um consumidor, que se adapta à complexidade das finanças por meio do consumo, a alfabetização financeira crítica posiciona o cidadão como um ator político que desafia o status quo por meio da intervenção política. Neste sentido, o objetivo desta tese, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC/SP, é destacar as vozes dos docentes, os profissionais que tomam decisões curriculares, sobre a melhor forma de alfabetização financeira crítica dos seus alunos, suas suposições, pensamentos e experiências. Quatro questões de pesquisa foram formuladas para atingir esse objetivo, sendo a principal: Como a alfabetização financeira crítica, colaborativa e dialógica pode ser facilitada para ajudar os alunos a se tornarem cidadãos críticos à luz das contribuições de Paulo Freire? Exploramos o conceito de alfabetização financeira de diferentes perspectivas e a literatura sobre currículos nacionais estabelecidos para educação financeira provenientes de alguns países do mundo. Em seguida, buscamos subsídios teóricos, para uma melhor compreensão da pedagogia crítica, por meio do diálogo com autores como Paulo Freire, Henry Giroux, Jürgen Habermas, Lev Vygotsky, Peter McLaren, Michael Apple, Antonia Darder e Ira Shor. Os participantes desta pesquisa foram dezesseis docentes do ensino fundamental I e II do estado de São Paulo, que demonstraram aderência às práticas de alfabetização financeira crítica, independentemente da disciplina ministrada. Trata-se de um estudo qualitativo que adota as estratégias de estudo de caso, grupos focais e investigação deliberativa, para examinar as crenças, práticas e histórias de vida e vinhetas narrativas dos participantes. As estruturas desenvolvidas para a alfabetização financeira crítica em termos de habilidades, conhecimentos, estratégias pedagógicas e curriculares necessárias são derivadas do trabalho dos professores em salas de aula e não retiradas de um esquema preconcebido na literatura, o que indica a promoção da cidadania orientada para a justiça social e participativa. Esta tese fornece uma estrutura conceitual dinâmica, desenvolvida para a alfabetização financeira crítica, derivada do trabalho dos docentes e das visões de Paulo Freire, que inclui a tradução da teoria à práxis em consonância com a Pedagogia Crítica.

Parabéns ao Prof. Ahmed Sameer El Khatib pela defesa bem-sucedida do seu segundo doutorado! É, sem dúvida, um feito notável explorar a pedagogia crítica de Paulo Freire na alfabetização financeira brasileira. O fato de ser a primeira tese dessa natureza no Brasil adiciona ainda mais importância ao seu trabalho.