Artigo de professor da UNIFESP é publicado em livro coletânea sobre controvérsias jurídico-contábeis

Artigo de professor da EPPEN e publicado em livro coletânea sobre controversias juridico contabeis

O professor Ahmed Sameer El Khatib, da EPPEN/UNIFESP, explora as controvérsias contábeis e tributárias dos créditos de carbono no Brasil em coautoria no livro "Controvérsias Jurídico-Contábeis - Vol. 5", obra voltada para profissionais e acadêmicos de Ciências Contábeis e Direito.

O professor do departamento de Administração da EPPEN/UNIFESP, Ahmed Sameer El Khatib, assina o artigo “Tributos Verdes? Uma análise das controvérsias contábeis/tributárias dos créditos de carbono no Brasil” com coautoria de dois renomados pesquisadores da área contábil: Sérgio de Iudícibus, professor emérito da USP e o Professor Livre Docente pela USP, José Carlos Marion.

O artigo explora as nuances do tratamento contábil e tributário dos créditos de carbono, tema emergente e essencial no cenário econômico e ambiental brasileiro. O trabalho integra a obra "Controvérsias Jurídico-Contábeis - Vol. 5", que está sendo lançada pela Editora Atlas. Destinado a profissionais e acadêmicos, o livro é uma fonte valiosa para disciplinas como Teoria da Contabilidade, Contabilidade Tributária e Direito Tributário, nos cursos de Ciências Contábeis e Direito.
Organizado por Alexandre Pinto, Fabio Silva, Fernando Murcia e Gustavo Vettori, o livro faz parte de uma série que oferece à comunidade acadêmica e profissional um fórum qualificado para discussão das normas internacionais de contabilidade e suas interseções com o Direito. Em um contexto de convergência das normas contábeis brasileiras às diretrizes internacionais, como as da International Financial Reporting Standards (IFRS), a obra se torna indispensável para profissionais que precisam se manter atualizados.
 
Com temas que vão desde a contabilização de créditos de carbono até a análise de créditos de PIS e Cofins, o volume 5 da série Controvérsias Jurídico-Contábeis discute as aproximações e os distanciamentos nas relações entre Direito e Contabilidade, abordando questões tributárias que surgiram após a publicação da Lei nº 12.973/2014. Entre os tópicos abordados na coletânea de artigos, estão: Contabilização de subvenções; Ativos e passivos fiscais diferidos; Juros sobre o capital próprio; Créditos de PIS e Cofins e Pilar 2 da OCDE.