Primeiro encontro do “Clube do Livro” com Flávio Saes

Primeiro encontro do Clube do Livro com Flávio Saes

Primeiro encontro do Clube do Livro na Unifesp debate desigualdade de renda e crescimento econômico no Brasil

No dia 11 de outubro de 2024 aconteceu o primeiro encontro do “Clube do Livro” com o Professor Dr. Flávio Saes, na EPPEN (Escola Paulista de Política, Economia e Negócios). O projeto foi organizado pelo Centro Acadêmico de Economia da Unifesp (CAE) e contou com a presença dos alunos de Ciências Econômicas e da professora Beatriz Saes. O projeto busca criar um ambiente propício para o debate e aprofundamento de temáticas econômicas, históricas e sociais internas e externas à grade curricular do curso.

O texto escolhido para a primeira discussão foi “Distribuição de renda e crescimento econômico”, de Rodolfo Hoffmann, docente e pesquisador da área de desigualdade e pobreza. O artigo aborda a questão da má distribuição de renda no Brasil e as polêmicas em torno da concentração de dinheiro no país, sendo um texto perfeito para que os futuros economistas formados pela Unifesp sejam excelentes não só em analisar os cenários quantitativamente, mas também histórica e socialmente.

Além da discussão sobre a desigualdade monetária no Brasil, o Professor Flávio explicou o índice de Gini e a Curva de Lorenz, representações que ajudam os economistas a calcular o nível de concentração de renda de uma determinada região.

Assim como este, os demais encontros ocorrerão toda sexta-feira, das 10:00 às 11:30, por mais 7 semanas.