Comunicado Sobre a Segurança ao Redor do Campus

COMUNICADO DA DIREÇÃO ACADÊMICA E DO DIRETÓRIO ACADÊMICO XIV DE MARÇO A RESPEITO DAS QUESTÕES DE SEGURANÇA AO REDOR DO CAMPUS OSASCO

No dia 29 de setembro de 2016, a Diretoria Acadêmica e o D.A. XIV de março, juntamente com as estudantes Isabela Lizandra Simões e Bárbara Barreto, dos cursos de Ciências Atuariais e Relações Internacionais respectivamente – participaram da reunião ordinária do CONSEG (Conselho de Segurança) da região central de Osasco, que acontece nas últimas quintas-feiras de cada mês, na sala da Administração do Osasco Plaza Shopping.

Nessa reunião, como demanda da EPPEN-Campus Osasco da UNIFESP, foi apresentado o problema do grande número de assaltos ocorridos no entorno da instituição, principalmente às quartas-feiras, quando a utilização do estacionamento é dificultada devido à realização da Feira Noturna.

Na comunicação feita ao CONSEG, foram relatadas algumas características específicas da realidade propiciada pela instalação do Campus no município, como o fato de muitos estudantes morarem em suas proximidades. E, também, que tal situação implica a existência de um público constante nas adjacências do campus, durante a maior parte dos dias, inclusive nos finais de semana.

Depois do relato de algumas ocorrências, os membros-natos do CONSEG (Presidente, Comandante da Polícia Militar e Delegado da Polícia Civil, do batalhão e distrito policiais da região) sugeriram algumas medidas que podem ser tomadas, assim como a organização de uma reunião com o comando local da PM, a ser marcada a partir desta semana (17 a 21 de outubro), objetivando a definição de algumas estratégias de segurança. A saber:

a)      Em caso de assaltos, furtos ou outras formas de violência, registrar sempre um Boletim de Ocorrências. Esse registro é fundamental para o estabelecimento de estatísticas policiais, sem as quais não existe a informação oficial dessas ocorrências;

b)      Esses Boletins de Ocorrência podem ser feitos online por meio do link: http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/. Se registrado presencialmente, é necessário que seja em uma delegacia de polícia civil;

c)       Os principais alvos de roubos têm sido os celulares. Por isso, sugeriu-se que todos saibam o código de bloqueio (Imei) de seus aparelhos;

d)      É importante que todos conheçam esse código para que o bloqueio seja feito imediatamente junto à operadora; para que seja informado ao COPOM (fone 190); e conste, também, do Boletim de Ocorrência;

e)      Tal bloqueio e informação, se feitos imediatamente, aumentam as chances de recuperação, pois, existe a possibilidade de rastreamento do aparelho;

f)       Esse código é encontrado ao se digitar  *#06#  no seu celular;

g)      Sempre ligar para o COPOM (fone 190) logo após uma ocorrência. De preferência, imediatamente;

h)      Isso também é valido para casos de suspeita ou risco.

Após a reunião a ser realizada com o comando local da PM, relataremos as estratégias definidas para ampliação das condições de segurança ao redor do campus.

Atenciosamente,

Direção Acadêmica do Campus Osasco