Aula Magna do curso de pós-graduação lato sensu em "Conflitos internacionais e globalização"

Aula Magna   Conflitos Internacionais 3
 
No último dia 11 de março a Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo recebeu 50 novos alunos que ingressaram ao curso de pós-graduação lato sensu em "Conflitos internacionais e globalização",
sediado no campus, para as atividades de recepção que tiveram curso na parte da manhã e, em seguida, para a aula magna ministrada pelo Prof. Dr. Antonio Roberto Espinosa, intitulada "Tragédias do conhecimento: os equívocos políticos cometidos pelas teorias em nome da verdade"
 
Tragedias do Conhecimento   Conflitos Internacionais
 
O professor que, além de compor o corpo docente do curso, está lotado no Departamento de Relações Internacionais da EPPEN-UNIFESP, discorreu sobre os princípios epistemológicos que nortearam os principais embates teóricos e conceituais na era era moderna, afirmando os limites das teorias frente à realidade.
O curso é uma iniciativa de professores dos departamentos de Ciências Econômicas, Eixo Comum e Relações Internacionais, aos quais se somam professores colaboradores de outras instituições de ensino superior, preocupados com a consolidação dos estudos pós-graduados no campus e com a oferta, nesta modalidade, de cursos gratuitos; sendo coordenado prlos professores Rodrigo Medina Zagni e Fábio Venturini.
 

Aula Magna   Conflitos Internacionais 1Professores Antonio Roberto Espinosa e Rodrigo Medina Zagni

 
Trata-se de uma proposta inter e multidisciplinar que agrega alunos e professores provenientes de distintas áreas do conhecimento pensando problemas complexos do mundo contemporâneo.
O curso foi concebido com a finalidade de promover um ambiente para a análise crítica dos conflitos internacionais à luz dos elementos que informam o processo de globalização: a interdependência econômico-financeira, a reorganização do espaço geopolítico global, a nova divisão internacional do trabalho, a revolução informacional, os deslocamentos populacionais, a redefinição do sistema interestatal frente à ascensão das megacorporações, de regimes e organizações internacionais. Sendo o mote central a análise crítica desses processos, em termos inter e multidisciplinares, as abordagens teórico-conceituais abordam teorias da globalização, de sistema-mundo e economias-mundo, da guerra, do imperialismo e o conceito de hegemonia aplicado às relações internacionais, valendo-se ainda de elementos de Antropologia Cultural (os conceitos de hibridismo, multiculturalismo, diáspora e desterritorialização), de História Social (História Vista de Baixo, História dos Vencidos, História e Movimentos Sociais etc.), de Sociologia (Sociologia do Trabalho, Sociologia Urbana) a elementos de Cultura Política e Geografia. A abordagem é nova e tende a compor cabedais teórico-conceituais provenientes de diversas áreas de conhecimento a fim de lidar com a crescente complexização do mundo contemporâneo e os multifacetados conflitos que ele encerra. O curso mantém parceria com o Grupo de Pesquisa “Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea”, da Universidade Federal de São Paulo, também sediado no Campus Osasco.
 
Aula Magna   Conflitos Internacionais 2