MPGPOP Inicia seu Processos de Internacionalização

Palestra12agostoGLUnivMilão

Na última quinta-feira foi proferida a palestra no auditório da EPPEN, “Políticas de Seguridade Social e Trabalho no Brasil e Itália: desafios para a sustentabilidade” ministrada pelo Prof. Dr. Giuseppe Ludovico, docente pesquisador da Universidade de Milão.

Essa iniciativa faz parte do processo de internacionalização do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas e Organizações Públicas que visa ampliar as atividades acadêmicas e de pesquisa do Programa, por meio da colaboração com pesquisadores de destaque em suas áreas de atuação para promover o desenvolvimento do intercâmbio no âmbito acadêmico, científico e cultural e, fortalecer o ensino e a pesquisa. Os docentes que participaram das atividades farão a Primeira Missão Técnica Internacional do Programa a partir de 2018 com o estabelecimento do convênio Unifesp-Universidade de Milão

O Prof. Dr. Giuseppe Ludovico é co-editor na Revista Brasileira de Previdência da Unifesp e co-autor e parceiro em diversas pesquisas científicas e projetos acadêmicos do ex-coordenador do curso de Ciências Atuariais, o Prof. Dr. Arthur Bragança de Vasconcellos Weintraub e os resultados podem ser verificados em várias publicações sobre os modelos de Previdência. Pesquisas, por exemplo, que defendem a proposta de Previdência Fásica como saída para a crise atual. A Previdência Fásica ou aposentadoria por etapas, é aquela que busca adaptar os regimes de previdência ao perfil dos trabalhadores, sua renda e ao tipo de atividade que exercem durante a vida.

A palestra apresentou o contexto de segurança de acidentes do trabalho no Brasil e na Itália. Enfatizou a importância da proteção e segurança do trabalhador em termos de sustentabilidade. Mostrou que a Itália é um modelo para o Brasil e inclusive para a Europa, dada a diminuição de acidentes e mortes laborais no âmbito italiano em tempos recentes.

Alunos e docentes presentes refletiram e discutiram o cenário atual e futuro da mudança do perfil demográfico, com o envelhecimento das populações, e as alternativas possíveis para reduzir seu impacto e ao mesmo tempo não aumentar os custos do governo e de toda a sociedade."