Curso de Ciências Atuariais da EPPEN/Unifesp é reconhecido com nota máxima pelo Inep/MEC

Primeira turma tem previsão de formação para o final do segundo semestre deste ano

O curso de Ciências Atuariais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN/Unifesp) - Campus Osasco foi avaliado para reconhecimento com nota máxima (5) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A avaliação feita incluiu quatro dimensões principais: organização didático-pedagógica (trata-se do contexto educacional, políticas institucionais, conteúdos curriculares, etc.), corpo docente, infraestrutura e requisitos legais e normativos (adequação do curso às normas do MEC).

O curso envolve a identificação, análise, mensuração e gestão de riscos em geral, em especial os securitários, resseguros, planos de saúde suplementar, seguros saúde, áreas de previdência aberta, fechada e sob a ótica pública, Regimes Próprios de Previdência aos Servidores (RPPS), Funpresp, capitalização, sorteios e promoções de qualquer natureza, além dos riscos de caráter financeiro. Ou seja, o curso tem em seu bojo acadêmico e pedagógico atividades e áreas importantes de caráter econômico e social, com muita evidência para o profissional das Ciências Atuariais.

“Além disso, as mudanças demográficas no Brasil tornaram o campo previdenciário privado muito mais complexo e relevante nas últimas duas décadas”, afirma Luiz Augusto Finger, docente e vice-coordenador do curso de Ciências Atuariais da EPPEN/Unifesp.

O curso, que teve início no primeiro semestre de 2013 e está ainda passando por processo de consolidação, conta atualmente com 270 estudantes matriculados. A primeira turma tem previsão de formação para o final do segundo semestre deste ano. Ele é coordenado pelo docente Antonio Cordeiro Filho.

Em nota, a direção acadêmica da EPPEN parabenizou todos os envolvidos no processo de reconhecimento do curso e os responsáveis pelo resultado significativo, fruto de uma obra coletiva da escola e de seus órgãos colegiados.

”Os resultados gerados pelo nosso curso de Ciências Atuariais têm sido animadores, não só em razão do excelente resultado da avaliação do MEC, mas também pelas conquistas de nossos discentes, os quais muitos já se encontram atuando no mercado”, completa o vice-coordenador, com otimismo.