No último dia 02 de dezembro os(as) bolsistas do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da EPPEN, Felipe Toledo Duarte, Debora Ramos, Jhoseline Huacota, Valéria Ribeiro Silva, Kelly Campos e Paloma Stéphany Gustavo apresentaram no Seminário de Inovações Curriculares da Unicamp os dois projetos desenvolvidos no NAE ao longo do ano de 2017: “Sustentabilidático” e “Apoio Pedagógico”.
Para Valéria Ribeiro, “a experiência de participar do Seminário foi muito proveitosa. Lá, tive a oportunidade de ter um contato maior com a área do projeto que participo e também apresentar as atividades que desenvolvemos ao longo do ano”. Kelly Campos complementa dizendo que “a experiência de ter saído da EPPEN, conhecido outras realidades, outras pessoas e experiências em diferentes universidades agrega na minha vivência acadêmica, e ajuda a ter novas ideias aqui para o campus”.
O Programa BIG é uma iniciativa da PRAE (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis) com o objetivo de fomentar ações na universidade visando a permanência estudantil, e tem como base o PNAES (Programa Nacional de Assistência Estudantil).
O projeto Sustentabilidático tem como objetivo fortalecer as políticas de permanência através da doação e reaproveitamento de materiais didáticos (fotocópias), relacionando a questão da permanência com o desenvolvimento sustentável. Já o Apoio Pedagógico visa desenvolver junto aos estudantes do campus estratégias de permanência na Universidade, que levem em consideração o desempenho acadêmico e as dificuldades acadêmicas dos estudantes de modo a enriquecer sua vivência acadêmica e combater a evasão.
Para o pedagogo do NAE, Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias, “a participação nesse evento foi muito importante para os bolsistas, uma vez que nele foram discutidas inovações curriculares pensando nos estudantes da atual geração, novas formas de ensinar e aprender tendo como protagonistas os sujeitos que aprendem. Isso nos coloca pensar ações pedagógicas de acordo com o público que temos, e essas ações precisam ser repensadas constantemente, pois o perfil dos nossos estudantes vem mudando nos últimos anos. A maioria das discussões se pautou nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, e nossos projetos tiveram como base o PBL (Problem-Based Learning), ou seja, o aprendizado se deu na resolução de um problema: como contribuir para a permanência dos estudantes do campus? A partir desse problema, desenvolvemos os dois projetos, e trabalhamos na perspectiva de pensar ações integradas de extensão, pesquisa e ensino”.
Debora Ramos e Felipe Toledo
[da esquerda para a direita] Valéria Ribeiro, Kelly Campos, Felipe Toledo, Debora Ramos, Profª Drª. Soely Polydoro (Organizadora do VI Seminário de Inovações Curriculares) e Carlos Eduardo Dias.
[da esquerda para a direita] Carlos Eduardo Dias, Felipe Toledo, Debora Ramos, Kelly Campos e Valéria Ribeiro.