O Programa Realidade Latino Americana realizou sua primeira atividade de formação do ano, aberta a comunidade externa. No dia 14/04, na Biblioteca do Memorial da América Latina foram realizadas quatro atividades. Duas delas envolvendo a apresentação da metodologia do Programa e do Projeto 2018, realizadas pela Profa. Dra. Fabiana Rita Dessotti (EPPEN/UNIFESP). Foram realizadas uma atividade de divulgação de resultados dos projetos passados e outra relacionada ao projeto atual.
A abertura do Seminário contou com a presença da Profa. Raiane Assumpção (Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UNIFESP), do Sr. Eduardo Rascov (CBAL-Memorial da América Latina) e da Profa. Fabiana Rita Dessotti (coordenadora do Programa em conjunto com o Prof. Dr. Fabio Luís Barbosa).
Na mesa que apresentou os resultados do Projeto 2015 – Bolívia e Peru, coordenada pelo Prof. Dr. Salvador Andrés Schavelzon (EPPEN/UNIFESP), realizaram-se as palestras “O buen vivir/vivir bién, entre ausências e emergências (Profa. Dra. Bruna Muriel - UFABC)” e “Peru: a questão indígena e o pós-conflito (Ma. Flávia Gimenez de Fávari)”; ambas as palestras promoveram intensa reflexão da questão indígena na América Latina e da luta dos povos por autonomia, bem como estabeleceu relação da percepção atual do bolivarianismo e da guinada política pela qual passa os países em questão.
No seminário ocorreu o lançamento do livro eletrônico “Pedagogia da Viagem: Bolívia/Peru”, organizado pelo Prof. Fabio Luís Barbosa, um dos resultados do Projeto Bolívia/Peru, realizado em 2015, por membros do Programa Realidade Latino Americana.
A atividade que lançou o Projeto México-2018 foi composta por uma mesa, coordenada pelo Prof. Dr. Acácio Augusto (EPPEN/UNIFESP), com duas palestras: “O México profundo: resistências e alternativas de los de abajo (Prof. Dr. Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho - Faculdade Cásper Líbero)” e “Os dilemas do desenvolvimento econômico do México e da sua estratégia de inserção internacional (Ma. Marcela Franzoni)”. A apresentação realizada sobre o país de estudo, desse ano, e suas características mais particulares foram recebidas pelo público com intensa reflexão, as relações sociais do movimento zapatista, a história mexicana e atual política externa em relação à proximidade com os EUA são temas que geraram repercussão e serão discutidos ao longo do processo de formação no decorrer do ano.
Além das mesas, foi aberta a exposição de fotos “Zapatistas” (organizada pelo Prof. Alex Hilsenbeck), que ficará na Biblioteca do Memorial da América Latina até o dia 28/04; e foi divulgado o livro “Cuba no século XXI: dilemas da revolução”, organizado pelos professores Fabio Luís Barbosa, Fabiana Rita Dessotti e Joana Salém, um dos resultados do Projeto Cuba, realizado em 2016 pelos membros do Programa Realidade Latino Americcana.
O sucesso da atividade é atribuído ao público sempre atento e proposto a discutir, debater e propor a reflexão com as grandes apresentações dos palestrantes e coordenadores das mesas.
Confira algumas fotos!
Exposição fotos zapatistas
Mesa Bolívia e Peru
Mesa México
Público
Público
Mesa de abertura do Seminário