Atendimento ao Público

Secretaria Integrada

 Atendimento Presencial - Coworking Acadêmico (Térreo) - das 10hs às 18hs

Telefone: (11) 3385-4308
E-mail: secretaria.integrada(arroba)unifesp.br
 
 

A Secretaria Integrada é um setor acadêmico que comporta o atendimento às áreas de graduação, pós-graduação, extensão, comunicação e às câmaras acadêmicas.

Prestamos os seguintes serviços:

 

Aos alunos dos 6 cursos de graduação:

 

  • Trabalhos de conclusão de curso (TCC), Monografias e Afins:

Prestamos informações aos discentes acerca das normas, regras e fluxos dos procedimentos desses trabalhos finais de curso.

 

  • Atividades Complementares:

Prestamos informações e tiramos possíveis dúvidas a respeito dos processos de entrega das Atividades Complementares.

 

  • Agendamento de reuniões com as coordenações dos cursos:

Agendamos horários ou encaminhamos os alunos às Coordenações dos Cursos de Graduação para esclarecimentos de dúvidas e outras questões acadêmicas dos discentes.

 

  • Sala de Pesquisa:

A Sala de Pesquisa é o ambiente em que os alunos de graduação e de pós-graduação utilizam para andamento de suas pesquisas de TCC, Monografias, Iniciação Científica, Dissertações de Mestrado e outros. A sala é gerenciada pela Secretaria Integrada que recebe os alunos pesquisadores, registra sua participação e os encaminha à Divisão de Tecnologia de Informação para registro nos computadores. A sala funciona das 8h às 20h.

 

Aos alunos dos cursos de Pós-Graduação:

 

Atualmente atendemos alunos do curso stricto sensu (mestrado): Economia e Desenvolvimento.

  • Matrículas e rematrículas:

Desde o momento do processo seletivo (quando aluno ainda é candidato) até que é aceito ao programa, somos responsáveis pelo seu percurso acadêmico, iniciando na primeira matrícula e finalizando no encaminhamento de seu pedido de diploma de conclusão à Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

 

  • Confecção de documentos:

Documentos, declarações e atestados em geral como: atestados de matrícula e encaminhamento para assinatura, confecção de históricos escolares e encaminhamento para assinatura etc.

 

  • Requerimentos em geral:

Recebimento de pedidos de:

  1.  matrícula fora de prazo;
  2.  cancelamento em disciplinas;
  3.  trancamento de matrícula;
  4.  prorrogação de prazo de integralização do curso;
  5.  aproveitamento de créditos cursados fora do programa;
  6.  requerimento de qualificação;
  7.  agendamento de salas para qualificação;
  8.  requerimento de defesa da dissertação;
  9. agendamento de salas para defesa;
  10.  recebimento de dissertações;
  11.  cadastramento de bancas no SIIU (Sistema Integrado de Informações Universitárias);
  12.  requerimento de diplomas;
  13.  requerimento de revisão de notas;
  14.  requerimento e confecção de crachás;
  15.  esclarecimento sobre o Comitê de Ética em Pesquisa;
  16.  esclarecimento de dúvidas via correio eletrônico;
  17.  outros.
  • Verba Proap:

O Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) prevê apoio para a participação de alunos regularmente matriculados em eventos científicos no país, tais como congressos, seminários e cursos (CAPES, 2018). 

Recebemos a solicitação discente, a encaminhamos às Comissões de Ensino de Pós-graduação (CEPG), abrimos processo via SEI, colhemos assinaturas da Direção, a encaminhamos à Divisão de Controladoria. Finalmente, recebemos a prestação de contas e arquivamos.

 

  • SPTrans:

Registro, encaminhamento e entrega de cartões aos alunos. Atualizações no sistema.

 

  • Bolsas de Estudos:

Recebemos os pedidos e a documentação de bolsas via formulários e encaminhamos para assinatura das coordenações para posterior envio à Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

 

  • Sala de Pesquisa:

A Sala de Pesquisa é o ambiente em que os alunos de graduação e de pós-graduação utilizam para andamento de suas pesquisas de TCC, Monografias, Iniciação Científica, Dissertações de Mestrado, e outros. A sala é gerenciada pela Secretaria Integrada que recebe os alunos pesquisadores, registra sua participação e encaminha à Divisão de Tecnologia de Informação para registro nos computadores. A sala funciona das 8h às 20h.

  

Outros Públicos:

 

Além de atendimento aos alunos de graduação e pós-graduação, também:

  1. esclarecemos dúvidas do público sobre os cursos de pós-graduação existentes. Os atendimentos são feitos presencialmente, via telefone e por correio eletrônico;
  2. agendamos encontros dos interessados aos nossos cursos com as coordenações dos cursos de graduação e de pós-graduação;
  3. atendemos aos alunos especiais (de outras instituições que fazem disciplinas isoladas na pós-graduação da EPPEN).

 

Público-Interno:

  • Atendimento às coordenações de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação

Prestamos assessoria às coordenações dos cursos de graduação e de pós-graduação participando das reuniões das Comissões de Curso e das Comissões de Ensino de Pós-graduação, registrando os momentos das reuniões em ata, dando os encaminhamentos após as reuniões como, por exemplo, entrando em contato com as Pró-reitorias etc. Também criamos e confeccionamos documentos às coordenações como memorandos e ofícios e mantemos os arquivos dos cursos organizados e atualizados.

 

  • Atendimento às Câmaras Acadêmicas e suas Secretarias

Somos responsáveis pelo funcionamento administrativos das câmaras de graduação, pós-graduação e extensão. Acompanhamos seus coordenadores nas reuniões ordinárias e extraordinárias, confeccionando as atas das sessões e dando os encaminhamentos necessários após as reuniões. Também gerenciamos e assessoramos os sistemas acadêmicos das câmaras (SIEX e SIIU da ProPGPq).

 

Câmara e Secretaria de Extensão

 

  • Informações e orientações a alunos e servidores, sobre o processo para cadastramento de ações de extensão (= eventos, cursos, projetos e programas) no sistema da extensão - SIEX;
  • Informações e orientações sobre o fluxo de aprovações de ações de extensão na Câmara de Extensão e Cultura (CAEC) e na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC);
  • Recebimento das propostas de ações de extensão;
  • Análise, triagem e aprovação de ações de extensão em conjunto com a coordenação e membros da CAEC;
  • Divulgação de ações de extensão e iniciativas culturais;
  • Informações e orientações sobre inscrições em ações de extensão;
  • Informações, orientações e auxílio na confecção de certificados de ações de extensão;
  • Recebimento, conferência e encaminhamento das solicitações de registro de certificados de eventos de extensão (= para organizadores e palestrantes). O fluxo envolve: Coordenadores dos eventos (=alunos e/ou servidores), a Secretaria da CAEC e a PROEC;
  • Entrega de certificados para organizadores e palestrantes de eventos de extensão (= alunos, servidores e equipe externa);
  • Recebimento, conferência e encaminhamento das solicitações de registro de certificados de cursos de extensão (= para organizadores, palestrantes e participantes). O fluxo envolve: Coordenadores dos cursos (=alunos e servidores), a Secretaria da CAEC e a PROEC;
  • Recebimento, conferência e encaminhamento das solicitações de registro de certificados de projetos e programas de extensão (= para coordenadores, bolsistas e participantes). O fluxo envolve: Coordenadores dos projetos e programas (=alunos e servidores), a Secretaria da CAEC e a PROEC;
  • Controle, agendamento e empréstimos de materiais e equipamentos da CAEC (=câmera filmadora, tripé, microfone, gravador) para os coordenadores de ações de extensão (=alunos e servidores).

Câmara de Graduação

 

  • Recebimento de processos de estudantes oriundos das Comissões de Cursos e, após análise pelo Conselho da Câmara, despachamos para as devidas instâncias/setores;
  • Recebimento e encaminhamento de outros processos relacionados à graduação.

 

Câmara e Secretaria de Pós-graduação e Pesquisa

 

  • Recebimento de pedidos de alunos para confecção de diplomas e envio à ProPGPq;
  • Recebimento de pedidos de alunos para assinaturas de históricos e encaminhamento à coordenação da Câmara;
  • Recebimento de pedidos de banca de defesas dos alunos, inserção no SIIU e encaminhamento ao Conselho de Pós-graduação.

 

Comunicação e Site da EPPEN 

 

Recebemos pedidos de divulgação das atividades docentes, discentes e dos técnicos no site da EPPEN, via e-mail comunicação.osasco@unifesp.br  

 

Atendimento aos Departamentos Acadêmicos

 

Assessoramos as chefias dos 7 departamentos acadêmicos (Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Relações Internacionais e Multidisciplinar) nos trabalhos administrativos. Também acompanhamos e preparamos as reuniões dos Conselhos Departamentais, agendando local, confeccionando a ata e dando os encaminhamentos necessários após as reuniões.