Solicitação de Tradutor/Intérprete de LIBRAS (TILS)

Fluxo para solicitação do serviço de tradutores/intérpretes de Libras

  1. Acessar o Portal de Acessibilidade: https://acessibilidade.unifesp.br/
  2. Clicar no ícone “Solicitação Intérpretes de Libras” e preencher o “Formulário para solicitação de Tradutor/Intérprete de LIBRAS” que abrirá automaticamente.
  3. Anexar no campo específico do Formulário, sempre que possível, o material a ser utilizado no evento para orientação dos/as tradutores(as)/intérpretes, bem como, informações ou instruções adicionais que possam ser utilizadas na análise da solicitação.
  4. Automaticamente uma cópia do Formulário preenchido para solicitação de Tradutor/Intérprete de LIBRAS será enviada ao Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) do Campus onde ocorrerá o evento.

Análise da solicitação

  1. A comissão designada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, composta pelo servidor responsável pela fiscalização do contrato com a empresa de interpretação, seu/sua vice e dois/duas auxiliares administrativos/as, irão analisar os pedidos e deferir ou indeferir a solicitação.
  2. A resposta da comissão (deferimento ou indeferimento) será enviada para o e-mail informado no “Formulário de Solicitação” 
O preenchimento do formulário não garante a presença do/a tradutor/a intérprete de Libras na atividade. A presença será confirmada por meio de mensagem do e-mail demanda.libras@unifesp.br 

Critérios usados na análise da solicitação

  1. Somente serão aceitos os pedidos nos quais haja a confirmação de participantes surdo(a)s na atividade, exceto quando se tratar da tradução/interpretação de vídeos institucionais.
  2. Serão priorizadas as seguintes atividades:
  1. Aulas na Graduação;
  2. Aulas na Pós-Graduação;
  3. Atividades de Extensão cadastradas no SIEX;
  4. Reuniões institucionais.

Para atendimento das demandas de Tradutor/Intérprete de LIBRAS, deverão ser observados:

  1. Tempo mínimo de antecedência da solicitação do serviço: duas (02) semanas.
  2. Caso haja desistência da solicitação, o/a solicitante deverá encaminhar a comunicação de desistência para o e-mail demanda.libras@unifesp.br com antecedência mínima de 24 horas.
  3. Para maiores informações entre em contato com demanda.libras@unifesp.br