- Validação do Inventário de Luto do Cuidador de Marwit-Meuser / Versão Reduzida
Resumo
Introdução O crescente envelhecimento mundial é acompanhado pelo aumento da expectativa de vida. Dessa forma, aumenta o número de idosos e a maior possibilidade de que estes desenvolvam demência. Esta é uma síndrome que gera alto nível de dependência devido às perdas cognitivas e funcionais, ocasionando grande sobrecarga física e emocional nos cuidadores familiares que através das perdas simbólicas neste processo, vivenciam o luto antecipatório. Objetivo: Realizar a adaptação e validação de conteúdo do Inventário de Luto do Cuidador Familiar/Versão Abreviada. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo. Será realizado a aplicação do Inventário de Luto do Cuidador/Versão Reduzida em cuidadores de idosos com demência, para identificação de possíveis dificuldades de compreensão dos itens propostos. Em seguida serão feitas as análises das propriedades psicométricas: confiabilidade intra-examinador e inter-examinador, com uma amostra de 30 cuidadores; consistência interna e validade de constructo, com uma amostra de 30 cuidadores. Serão convidados a participar cuidadores familiares que acompanham idosos com demência no Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo (SAEC) ou que participam dos grupos de apoio oferecidos pelo serviço. Resultados esperados e Conclusão: Espera-se que com esta pesquisa seja disponibilizado a versão em português, traduzida e adaptada do instrumento para a aplicação.
Palavras chaves: envelhecimento, idoso, demência, luto antecipatório.
Orientação: Prof.ª Drª Emanuela Bezerra Torres Mattos
Co-orientação: Marcia Maria Pires Camargo Novelli/Felipe Granado
Discente: Luana de Souza Castro
http://lattes.cnpq.br/9858424162625000
- Adaptação Transcultural do Marwit-Meuser Caregiver Grief Inventory Short Form (MM-CGI/Short Form) para cuidadores familiares de idosos com transtorno neurocognitivo maior (TNL/demência) para cultura brasileira
Resumo
O Marwit-Meuser Caregiver Grief Inventory (MM-CGI) é o único Inventário do Luto Antecipatório do Cuidador que contempla tanto o estágio da doença quanto a relação entre cuidador e quem recebe o cuidado. Enquanto a versão original é constituída por 50 itens, a versão abreviada é composta por 18 itens (MMCGI-SF). O instrumento pode ser autoaplicável e contempla três dimensões: Sobrecarga e Sacrifício Pessoal; Sentimento de Tristeza e Saudade; Preocupação e Sentimento de Isolamento. Há evidência de que uma série de perdas relacionadas ao luto é experimentada por cuidadores familiares de pessoas com demência, porém no Brasil a escassez de instrumentos validados e adaptados a cultura brasileira que possam avaliar clínica e cientificamente o luto de cuidadores familiares de idosos com demência pode com comprometer as intervenções até então propostas. Adaptar transculturalmente o Marwit- Meuser Caregiver Grief Inventory (MM-CGI)/Short Form para a cultura brasileira. Materiais e Métodos A metodologia utilizada propõem seis etapas: tradução, síntese de duas versões traduzidas, avaliação das sínteses pelos juízes experts, avaliação do instrumento pelo público alvo, tradução reversa das equivalências semântica, idiomática, conceitual e cultural, seguida do estudo piloto para produção da versão em português. Resultados Parciais O estudo encontra-se na terceira etapa. Os resultados identificados até o momento apontaram após a síntese da primeira versão traduzida a discordância de 5 itens na equivalência semântica, 12 na idiomática, 4 na conceitual e 8 na cultural. Foram considerados discordantes todos os itens que não atingiram a equivalência mínima de 80% de concordância entre os juízes. O total de itens discordantes foi 29. Todos os itens discordantes foram reencaminhados ao comitê de experts para a segunda rodada de avaliação dos itens com as alterações propostas pelo comitê de experts.
Palavras chaves: terapia ocupacional; luto; cuidador familiar; demência.
Palavras chaves: envelhecimento, idoso, demência, luto antecipatório.
Orientação: Prof.ª Drª Emanuela Bezerra Torres Mattos
Co-orientação: Marcia Maria Pires Camargo Novelli/Felipe Granado
Discente: Jéssica Paloma Santos de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0620483108305747