FUNDAMENTOS DA OBESIDADE
Carga Horária total da disciplina: 80 horas
Total de horas teóricas: 80
Ementa da disciplina: A primeira disciplina abordará os seguintes tópicos: conceitos e epidemiologia da obesidade (prevalência mundial e nacional), metabolismo lipídico, constituição e função do tecido adiposo, regulação neuroendócrina do balanço energético, fatores genéticos, programação metabólica e eixo intestino cérebro. O objetivo é fornecer aos estudantes os conhecimentos mais recentes sobre a etiologia e a fisiopatologia da obesidade.
OBESIDADE E COMORBIDADES
Carga Horária total da disciplina: 80 horas
Total de horas teóricas: 80
Ementa da disciplina: Essa disciplina oferecerá conhecimentos específicos sobre a associação da obesidade com suas principais comorbidades, como diabetes mellitus, síndrome metabólica, dislipidemias, esteatose hepática não alcóolica e doenças cardiovasculares. Outras condições associadas à obesidade também serão abordadas, como desordens reprodutivas e distúrbios do sono. O objetivo é permitir que os estudantes compreendam os mecanismos fisiopatológicos que ligam o excesso de peso às doenças crônicas não transmissíveis, bem como seu impacto sobre qualidade e expectativa de vida.
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA OBESIDADE
Carga Horária total da disciplina: 80 horas
Total de horas teóricas: 80
Ementa da disciplina: Essa disciplina abordará os fatores psicológicos que influenciam o comportamento alimentar e a imagem corporal de pessoas com obesidade, a relação entre autoestima, humor e obesidade, bem como o papel do estresse, enfrentamento e motivação no desenvolvimento e manutenção do excesso de peso. O objetivo é fornecer subsídios para o aluno compreender a relação existente entre os aspectos psicológicos, comportamentais e psicopatológicos e a obesidade.
MÉTODOS DE AVALIAÇÃO APLICADOS À OBESIDADE
Carga Horária total da disciplina: 40 horas
Total de horas teóricas: 20
Total de horas práticas: 20
Ementa da disciplina: Esta disciplina discutirá aspectos teóricos e práticos dos principais métodos de avaliação no campo do balanço energético e obesidade. Serão abordados métodos de avaliação da composição corporal antropométricos (IMC, dobras cutâneas, circunferências), laboratoriais (pletismografia, pesagem hidrostática, impedância bioelétrica) e por imagem (ultrassonografia, absorciometria de raios X de dupla energia DEXA), métodos de avaliação do gasto energético (água duplamente marcada, calorimetria indireta) e métodos de avaliação da ingestão alimentar (questionários, recordatórios, diários e novas tecnologias). As formas de avaliação da composição corporal, gasto energético e ingestão alimentar em modelos experimentais também serão apresentados. O objetivo é fornecer os subsídios adequados para que os alunos dominem as vantagens e desvantagens de cada ferramenta, favorecendo o domínio dos instrumentos para avaliação do indivíduo obeso além de capacitá-los para uma análise crítica da literatura científica em estudos sobre balanço energético.
TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR APLICADO À OBESIDADE
Carga Horária total da disciplina: 80 horas
Total de horas teóricas: 80 horas
Ementa da disciplina: Esta disciplina fornecerá subsídios aos alunos para que compreendam a prescrição de exercícios, das terapias nutricionais e do tratamento psicológico da obesidade baseada em evidências. Além disso, a intervenção medicamentosa e cirúrgica da obesidade, bem como os mecanismos compensatórios em resposta ao déficit energético que dificultam o emagrecimento serão abordados. O objetivo é fornecer conhecimento sobre as principais frentes de tratamento da obesidade, favorecendo a integração de ações para uma abordagem multidisciplinar e otimização dos resultados.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA (TCC) E BIOESTATÍSTICA
Carga Horária total da disciplina: 40 horas
Total de horas teóricas: 30 horas
Total de horas práticas: 10 horas
Ementa da disciplina: (breve resumo sobre a disciplina e seus objetivos): Discutir e conceituar a Metodologia científica como processo na construção da pesquisa. Conhecer os tipos de pesquisa, relacionando com o seu objetivo. As etapas do processo de pesquisa. Comunicação da pesquisa e apresentação formal de trabalhos científicos. Busca ensinar o aluno a realizar pesquisas em banco de dados eletrônicos, leitura de artigos científicos e elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC). Introduzir o aluno a ferramentas de inteligência artificial como ChatGPT e Microsoft Copilot, discutindo as vantagens e desvantagens de seu uso, com demonstrações práticas, além de abordar os aspectos éticos da utilização dessas ferramentas. Bioestatística: familiarizar o aluno com a linguagem estatística, fornecer subsídios para a realização do planejamento experimental e da análise de dados, fornecer conceitos básicos, bem como noções gerais sobre a redação de resultados e análise estatística de artigos científicos. Além disso, o curso visa à reflexão sobre pressupostos teórico-metodológicos da área da saúde e as suas relações com a prática docente no Ensino Superior. A prática docente frente às funções de ensino, pesquisa e extensão na perspectiva de uma intervenção crítica e criativa.