Ana Claudia Muniz Renno
Professora Livre-Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sao Paulo. Possui Pós-doutorado na Radbond University na área de Biomaterias e Engenharia do Tecido Ósseo. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado Sanduiche em Fisioterapia na Griffith University- Australia e doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos (área Biotecnologia)/Unifesp e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Unifesp) e Fisioterapia (UFSCar). Desenvolve projetos na área de Biotecnologia, Engenharia Tecidual e Biomateriais, investigando a ação de materiais cerâmicos, polimeros e materiais naturais (principalmente extraido de esponjas marinhas) no processo de reparo tecidual através de experimentos in vivo e in vitro. Investiga também a ação de recursos eletrofisicos no processo de reparo tecidual, principalmente o laser terapêutico de baixa intensidade em modelos experimentais (fraturas ósseas, osteoartrite, lesão muscular, lesão medular, entre outras). Além disso, desenvolve estudos clínicos investigando a ação dos recursos eletrofisicos em individuos com osteoartrite e osteoporose.
Caio Fernando Fontana
Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas de Araçatuba (1988) , especialização em Supervia Eletrônica de Dados e Automação Portuária pela Universidade de São Paulo (2001) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009) . Atualmente é Pesquisador da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, Consultor da Tecenge Assessoria e Consultoria em Gestão e Professor convidado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e da Fundação Getulio Vargas. É Professor Adjunto, concursado, na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP na área Engenharia Portuária com ênfase em Gestão de Negócios e Logistica Portuária. Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2009-2010). Atua nas áreas de automação de processos portuários e logísticos, de sistemas inteligentes de transportes -ITS, de segurança, de georreferenciamento e sistemas de apoio a fiscalização. Possui diversos trabalhos publicados em revistas e livros relacionados a estas áreas, tanto em âmbito nacional, como internacional. Consultor AdHoc da FAPESP desde fevereiro de 2012.
Camila Aparecida Machado de Oliveira
Possui graduação em Educação Física (2001), e mestrado (2004) e doutorado (2007) em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio no Department of Medical Cell Biology, na Uppsala University (Suécia), e pós-doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo. É assessor científico 'ad hoc' em periódicos internacionais indexados e em agências de fomento à pesquisa no país e no exterior. Atua na área de Fisiologia Endócrino-Metabólica, investigando principalmente os temas obesidade e diabetes, com ênfase nos mecanismos de regulação da atividade física espontânea e gasto energético em diferentes modelos experimentais e os efeitos do exercício nessas patologias. Também possui experiência na investigação da secreção e ação da insulina e imagem de cálcio intracelular com indicadores fluorescentes em células pancreáticas.
Cintia Santi Martignago
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009), especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Universidades Estadual do Oeste do Paraná (2012), MBA em dermatofuncional, estética e cosmética, mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Norte do Paraná (2014) e Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos (atual). Tem experiência no desenvolvimento de equipamentos eletromédicos e na docência de ensino superior. Atualmente é pós-doutoranda em biociências no laboratório de biomaterias e engenharia de tecidos- LaBETec da Universidade Federal do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Agentes Eletrofísicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia por fotobiomodulação (laser e leds), eletrotermofototerapia, biomateriais, reparo tecidual e Fisioterapia dermatofuncional, estética e cosmética
Flavia de Oliveira
Professora associada do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo. Ministra aulas de Anatomia Humana e orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Possui graduação em Fisioterapia (2001) e doutorado em Ciências Morfofuncionais (2007). Tem experiência na área de Morfologia. Atua na investigação do Aparelho Locomotor em Geral, com ênfase no estudo morfofuncional de fatores ligados à miogênese, atrofia e regeneração muscular, bem como de aspectos morfológicos e moleculares do tecido cartilaginoso e ósseo. Além disso, realiza o estudo de estratégias para a investigação / prevenção / tratamento de disfunções musculares (distrofias musculares e atrofias por traumas ou doenças sistêmicas).
Gustavo Rafael Mazzaron Barcellos
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Franca (2004), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (2010) com período de estágo no exterior no Instituto de Pesquisa ao Câncer da Universidade de Medicina de Viena, Áustria. Realizou Estágio de Pesquisa no Exterior, modalidade pós-doutorado, no Departamento de Medicina Ocupacional e Ambiental da Universidade de Lund, Suécia (2012) e na Sanofi-Aventis, Alemanha (2014). Atualmente é Professor Adjunto (Genética) do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Tem experiência nas áreas de Genética e Toxicologia, com ênfase em Mutagênese, Nutrigenômica, Estresse Oxidativo, Interações Gene-Ambiente, Toxicologia de Metais e Monitoramento de Populações Expostas a Toxicantes.
Julia Risso Parisi
Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Unifesp. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Alfenas (2013). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências aplicadas à Saúde pela Universidade Federal de Alfenas. Doutora pelo programa de pós-graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nas áreas de Atenção Básica, Traumato-ortopedia e Dermatofuncional. Realiza pesquisa no Laboratório de Recursos Eletroterapêuticos na UFSCar e no Laboratório de Biomateriais e Engenharia de Tecidos da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP, campus baixada santista nos temas: reparo tecidual, recursos eletroterapêuticos, biomateriais e biocompatibilidade.
Livia Garcia Assis
Professora Afiliada junto ao Departamento de Biociências da UNIFESP e docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional da UNIFESP. Também é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Brasil (UnBr) e parecerista de revistas especializadas na área. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Recursos Eletrofísicos, atuando principalmente nos seguintes temas: fototerapia (terapia laser de baixa intensidade, leds e luz intensa pulsada), exercício físico e reparo tecidual. Possui graduação em Fisioterapia (2005), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2006), mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008), doutorado em Fisioterapia pela UFSCar (2012) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Bolsista FAPESP - vigência 2013 - 1/03/2016).
Michele Akemi Nishioka
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2006). Pós-Graduada em Ortopedia no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo.
Nara Rejane Cruz de Oliveira
Professora Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás - Universidade Estadual de Goiás (1997), Especialização em Educação Física Escolar pela mesma instituição (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas na área de Pedagogia do Movimento (2003), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (2010). Possui experiência nas áreas de Educação, Educação Física e Interdisciplinar em Ciências da Saúde, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Patricia Gabrielli Vassão Alves Arakaki
Pós-doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP- Campus Baixada Santista). Formação em Pilates Clássico Cientifico pela Fisiociência (São Paulo, SP) em 2015.Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP- Campus Baixada Santista) em 2015. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Campus Baixada Santista) em 2013. Tem experiência na área de eletrotermofototerapia, exercício físico, reparo tecidual, envelhecimento e pilates.
Renata Neves Granito
Professora DE da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em fisioterapia (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi professora substituta em anatomia e em patologia na mesma universidade. Realizou o doutorado sanduíche (biotecnologia - biologia celular) na Universiteit van Amsterdam - Vrije Universiteit (Amsterdam, Holanda, 2008) e pós-doutorado (biologia integrativa do tecido ósseo) na Université Jean Monnet - Université de Lyon (Saint-Étienne, França, 2011-2013). Possui diploma em experimentação animal pela Université Paris V (Paris, 2013). Foi também pesquisadora contratada pelo Comissariado de Energia Atômica e de Energias Alternativas (CEA -França), no quadro de um projeto europeu (RISK-IR) envolvendo 10 instituições de 7 países na Europa (2013-2014). Reintegrou o solo brasileiro pelo programa "Atração de Jovens Talentos" do CNPQ e, atualmente, atua como professora no campus Baixada Santista da Unifesp. Tem experiência em estudos clínicos envolvendo mulheres com osteoporose, estudos experimentais in vitro e in vivo investigando a biologia integrativa do tecido ósseo, sua matriz mineralizada e o microambiente medular, bem como em estudos analisando o potencial osteogênico de biomateriais sintéticos e naturais. Atua em pesquisas abrangendo a engenharia de tecidos (ósseo e cutâneo), células tronco provenientes de diferentes tecidos adultos, estresse mecânico, recursos físicos e agentes citogenotóxicos.
Stella Pelegrini
Possui graduação na Unip e, 2005. Pós-Graduada em Ortopedia no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo.