Profa. Dra. Adriana Marcassa Tucci
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1999) e doutorado em Ciências pelo Programa de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é Professora Associada e chefe do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo e professora orientadora do curso de Pós-Graduação (Stricto Sensu) do Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da UNIFESP. Tem experiência na área de Psicologia e Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental; dependência de drogas e/ou álcool e violência contra criança. Já participou de projetos em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde, como o Projeto Genacis (Gender, Alcohol and Culture: an International Study, com financiamento da Fapesp) que pesquisou padrões de uso de álcool e drogas entre os gêneros na população da Região Metropolitana de São Paulo e com a Organização Mundial de Saúde. Áreas de interesse atuais: política de drogas; intervenção para usuários de risco/dependência de substâncias psicoativas; fatores de risco e prevenção para uso de risco ou dependência de substâncias psicoativas; prevenção ao uso de substâncias psicoativas
Profa. Dra Alessandra Mussi Ribeiro
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP, 1996), mestrado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2000) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo (USP, 2004). Pós-doutorado como bolsista do CNPq na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no laboratório de Estudos de Memória - Pós-graduação em Psicobiologia/Departamento de Fisiologia. Foi docente Adjunto do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entre 2009-2014. Atualmente é docente do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Neurociência, com ênfase na linha de pesquisa de bioprospecção de compostos ativos de origem animal e vegetal como fonte de substâncias com potencial terapêutico. Atua também na área de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), neurofisiologia e psicofarmacologia da aprendizagem/memória, ansiedade e estresse.
Profa. Dra. Camila Aparecida M. de Oliveira
Graduada em Educação Física (2001), e mestrado (2004) e doutorado (2007) em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio no Department of Medical Cell Biology, na Uppsala University (Suécia), e pós-doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de São Paulo. É assessor científico 'ad hoc' em periódicos internacionais indexados e em agências de fomento à pesquisa no país e no exterior. Atua na área de Fisiologia Endócrino-Metabólica, investigando principalmente os temas obesidade e diabetes, com ênfase nos mecanismos de regulação da atividade física espontânea e gasto energético em diferentes modelos experimentais. Também possui experiência na investigação da secreção e ação da insulina e imagem de cálcio intracelular com indicadores fluorescentes em células pancreáticas.
Profa. Dra. Carla Máximo Prado
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela área de fisiopatologia pulmonar pela FMUSP (2008). Em 2008 ingressou como professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Ciências Biológicas, Campus Diadema, onde atuou até 2015. Atualmente, é professor associado II junto ao Departamento de Biociências, no Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo onde coordena o Laboratório de Estudos em Inflamação Pulmonar. É pesquisadora colaboradora do Laboratório de Terapêutica Experimental I da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de fisiopatologia e histopatologia pulmonar, atuando principalmente nos seguintes temas: mediadores inflamatórios, modelos experimentais de inflamação pulmonar, asma brônquica, enfisema pulmonar, remodelamento pulmonar, sistema colinérgico anti-inflamatório e efeitos de composto fitoquímicos em doenças inflamatórias pulmonar. Atuou como coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Química de 2012 a 2015. É orientadora colaboradora do Programa de Ciências Médicas na área de processos inflamatórios e alérgicos junto a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e orientadora permanente no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp, Campus Baixada Santista.
Prof. Dr. Cristiano Mendes da Silva
Graduado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 1999), Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2001), doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (USP - 2006) e Pós-Doutorado pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2014). Credenciado como orientador no Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde (nível Mestrado) e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (nível Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Campus Baixada Santista. Professor nas Pós-Graduações Latu Sensu (Especialização) em Neurociências e também em Fisiologia e Fisiopatologia Humana Aplicada às Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Campus Baixada Santista. Foi Professor Adjunto do Departamento. de Anatomia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2008) e atualmente é Professor Associado III e responsável pelo Laboratório de Neurociência e Nutrição (LabNeuN) do Departamento de Biociências na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Campus Baixada Santista.
Profa. Dra. Daniela Ortolani
Graduada em Fisioterapia pela Universidade São Francisco (2005) onde realizou iniciação científica em Fisiologia, com ênfase na Neurofisiologia. Mestre em Biologia Funcional e Molecular - área de concentração Fisiologia (2010) pela Unicamp, atuando sobre os efeitos da ingestão de dieta palatável sobre a resposta de estresse. Doutora em Ciências pela Unifesp (2015) onde desenvolveu projeto de pesquisa envolvendo os efeitos da ingestão de dietas hiperlipídicas sobre respostas comportamentais, endócrinas, metabólicas e cardíacas de estresse. Doutorado no exterior em Psiquiatria pela University of California, San Francisco, EUA (2014) onde desenvolveu nova tecnologia para análises comportamentais envolvendo balanço energético, ansiedade e influências sobre a ritmicidade circadiana. Foi pesquisadora colaboradora pela Universidade Federal do Espírito Santo (2018) onde coordenou o projeto que avaliou os efeitos da sepse induzida pelo modelo de ligadura e perfuração cecal sobre a sinalização beta adrenérgica e apoptose em tecido cardíaco e sobre alterações comportamentais em ratos. Pós-doutorado em Ciências Interdisciplinar da Saúde pela Unifesp - Campus Baixada Santista (2020) e pesquisadora colaboradora do Laboratório de Biologia do Estresse na Unifesp - Baixada Santista. Atuando principalmente na "investigação de biomarcadores inflamatórios e desfechos clínicos de pacientes sépticos" e nos projetos que envolvem os "efeitos do estresse sobre parâmetros cardíacos, endócrinos e comportamentais. Possui experiência no ensino para os cursos da Graduação da área da saúde. Professora universitária do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Neurociência da Unifesp, Campus Baixada Santista e tutora da disciplina Morfofuncional do curso de Medicina da Unaerp, Campus Guarujá.
Profa. Dra. Debora Estadella
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestre em Nutrição pela Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em (2001), doutora em Ciências pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (2005). Desenvolveu pós-doutorado como bolsista PDJ CNPq na Disciplina de Fisiologia da Nutrição junto ao Programa de pós-graduação em nutrição da UNIFESP (2013). Atualmente é professora Adjunta do Departamento de Biociências da UNIFESP Campus Baixada Santista. Tem experiência na área de Fisiologia da Nutrição, Fisiologia Endócrina e Neurofisiologia, com ênfase na linha de pesquisa que investiga o metabolismo de ácidos graxos nos tecidos adiposo, muscular e hepático associado a terapias não farmacológicas (nutracêuticos e treinamento físico experimental), e seus efeitos sobre o comportamento.
Profa. Dra. Deborah Suchecki
Graduada em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (1983), mestrado em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina (1987) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1990). Realizei meu pós-doutorado na Stanford University, entre 1990 e 1993, no Laboratório de Psicobiologia do Desenvolvimento, no Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento. Sou Professora Associada, Livre-Docente, da Universidade Federal de São Paulo, no Departamento de Psicobiologia - Disciplina de Psicofarmacologia. Atuo como assessora "ad hoc" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, além de prestar assessoria para diversos periódicos estrangeiros e faço parte do Corpo Editorial dos periódicos Frontiers in Endocrinology - Neuroscience section, Frontiers in Behavioral Neuroscience e Journal of Neuroendocrinology. Atuo em pesquisa e docência em graduação e pós-graduação nas áreas de Psiconeuroendocrinologia e Neurobiologia da Vulnerabilidade e Resiliência. Nossos estudos têm foco no impacto do estresse durante o desenvolvimento do sistema nervoso central e o desencadeamento de transtornos psiquiátricos. Oriento projetos desde iniciação científica até pós-doutorado, inseridos na linha de pesquisa sobre as Consequências fisiológicas e emocionais do estresse ao longo da vida. Coordeno o Grupo de Pesquisa do CNPq Psicobiologia da Resiliência. Em 2017 fui indicada para ser a Coordenadora Institucional do PIBIC-PIBITI da UNIFESP e em 2020 fui eleita Presidente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento.
Profa. Dra. Fernanda Fiel Peres
Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (2012). Mestre em ciências pelo programa de pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal de São Paulo (2015). Especialista em Estatística Aplicada pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020). Doutora em ciências do programa de pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal de São Paulo (2021). Divulgadora científica na área de estatística aplicada desde 2017
Profa Dra Giovana Gonçalves Jamar de Queiroz
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Católica de Santos (2008), é mestre (2013) e doutora (2019) em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente, é pós-doutoranda no Laboratório de Nutrição e Fisiologia Endócrina (LaNFE) pelo Programa de Pós-graduação em Nutrição da UNIFESP. Sua linha de pesquisa tem como foco a relação da microbiota intestinal com o processo inflamatório de baixo grau na obesidade. Também, é professora afiliada ao Departamento de Biociências da UNIFESP, colaboradora no NUTRAFIS-UNIFESP e atua como nutricionista na empresa BetterUp. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em atendimento hospitalar e ambulatorial nas doenças cardiometabólicas, obesidade e saúde intestinal.
Profa. Dra. Gláucia Monteiro de Castro
Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993), mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2004), pós-doutorado pela University of Cambridge (2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo. Utilizando modelos experimentais da esclerose múltipla e estresse crônico na infância, avaliamos a expressão de fatores de crescimento, citocinas pró-inflamatórias e marcadores do estresse, bem como os processos autoimunes e de desmielinização. Especificamente a ação de citocinas e fatores de crescimento sobre ocorrência de proliferação celular, diferenciação e apoptose em células do sistema nervoso central, plasticidade hipocampal, bem como a pesquisa de agentes imunomoduladores sobre a manifestação clínica destes modelos.
Prof. Dr. Gustavo Rafael Mazzaron Barcelos
Graduado em Biomedicina pela Universidade de Franca (2004), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (2010) com período de estágio no exterior no Instituto de Pesquisa ao Câncer da Universidade de Medicina de Viena, Áustria. Realizou Estágio de Pesquisa no Exterior, modalidade pós-doutorado, no Departamento de Medicina Ocupacional e Ambiental da Universidade de Lund, Suécia (2012) e na Sanofi-Aventis, Alemanha (2014). Atualmente é Professor Adjunto (Genética) do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Tem experiência nas áreas de Genética e Toxicologia, com ênfase em Mutagênese, Nutrigenômica, Estresse Oxidativo, Interações Gene-Ambiente, Toxicologia de Metais e Monitoramento de Populações Expostas a Toxicantes.
Profa. Dra. Luciana Le Sueur Maluf
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / UNESP (1993-1994), mestrado em Morfologia pela Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela mesma Universidade. É Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - campus Baixada Santista) e orientadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia. Atualmente desenvolve projetos na área de Neurociências e Reprodução, especialmente aspectos ligados à modulação da resposta de estresse em fêmeas e sua relação com parâmetros de fertilidade.
Profa. Dra. Márcia Nagaoka
Graduada em Biomedicina pela UNIFESP (1993), mestrado em Biologia Molecular (1995) e doutorado em Ciências (Biologia Molecular; 2000) pela UNIFESP. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Montreal (Canadá) sob a supervisão do Dr Pierre-Michel Huet na área de isquemia e reperfusão de fígados submetidos a transplante experimental. Livre-docente pela Unifesp-campus Baixada Santista (2019) na área de Bases celulares e bioquímicas do Metabolismo. Atualmente é Professor Associado nível 3 da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Tem experiência na área de Medicina, Bioquímica e Fisiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modulação hepática do sistema calicreína-cinina e renina-angiotensina em diferentes modelos experimentais, bem como morte celular na isquemia e reperfusão de fígados. Palavras-chave: fígado, bradicinina, angiotensina, fibrose, cirrose, isquemia-reperfusão, transplante experimental.
Profa. Dra. Mônica Marques Telles
Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (2001), doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (2006). Atualmente é docente do Departamento de Fisiologia da UNIFESP-CAMPUS SÃO PAULO. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia da Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: controle central da ingestão alimentar, serotonina, hipotálamo, leptina, obesidade, resistência à insulina, microdiálise cerebral, proteoma e dietas hiperlipídicas.
Profa. Dra. Nara Rejane Cruz de Oliveira
Graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás - Universidade Estadual de Goiás (1997), Especialização em Educação Física Escolar pela mesma instituição (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas na área de Pedagogia do Movimento (2003), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (2010). Professora Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal de São Paulo. Possui experiência nas áreas de Educação, Educação Física e Interdisciplinar em Ciências da Saúde, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Profa. Dra. Suzete Maria Cerutti
Graduada em Biologia pela Universidade de Passo Fundo (1985), Mestrado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade Estadual de Campinas (1991), doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Pós-doutorado pelo Departamento de Anatomia-ICB-USP (1999). Atuou durante 14 anos como docente titular em Fisiologia na Universidade São Francisco, Bragança Paulista. Atualmente é professor associado Livre-docente no Departamento de Ciência Biológicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em neurociências, atuando principalmente em estudos que avaliam as bases celulares, moleculares e sistêmica da memória e os efeitos de fitoterápicos ou fitofármacos em organismos saudáveis ou modelos da doença de Alzheimer.