CECANE UNIFESP

Em 2007, o Instituto de Saúde e Sociedade da UNIFESP, localizado no campus Baixada Santista, celebrou convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para criação do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE). O CECANE tem como objetivo consolidar as políticas de segurança alimentar e nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Desde então, a UNIFESP passou a se tornar referência no tema alimentação escolar para os municípios dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, atuando em diferentes áreas e sempre próximo os gestores do PNAE.

 

LINHAS DE ATUAÇÃO DO CECANE UNIFESP

Ações de formação, monitoramento e apoio técnico

Entre 2008 a 2010 foram realizadas formações de nutricionistas que atuam em escolas públicas do Estado de São Paulo no contexto do Programa Nacional de Alimentação Escolar com os seguintes temas: segurança alimentar; o trabalho do nutricionista; cardápios; teste de aceitabilidade; controle social e plano anual de Trabalho. Ao total mais de 350 nutricionistas foram formados nos diferentes eventos realizados.

Um dos grandes projetos do CECANE UNIFESP foi a criação e elaboração do Sistema de Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (SIM-PNAE). O SIM-PNAE é um sistema informatizado como finalidade de avaliar e monitorar a execução do PNAE em território nacional, emitido relataórios ao FNDE e Entidades Executoras.

O sistema é alimentado por meio do preenchimento de formulários on-line com as seguintes informações: dados de identificação da entidade executora, do responsável pela utilização do sistema, cadastro de nutricionistas, dados da escola, aquisição de gêneros alimentícios, boas práticas de alimentação e banco de cardápios. Em 2008, foi integrado ao SIM-PNAE um Sistema de Análise de Cardápio que permite a análise dos cardápios ofertados nas escolas em valores de energia e nutrientes (calculadora nutricional). A implantação do sistema iniciou na região Sudeste, em 2008, e agora está presente em todo território nacional e é administrado e mantido pelo CECANE UNIFESP.

A UNIFESP também realizou durante esses anos visitas técnicas para assessorar os municípios quanto à gestão técnica e financeira do PNAE. Foram assessorados 52 municípios nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro com visitas técnicas em aproximadamente 200 escolas. As principais ações realizadas foram: avaliação de dados da execução do PNAE na Entidade Executora, observação das condições físicas e estruturais das Unidades de Alimentação e Nutrição das escolas, avaliação das Boas Práticas, reuniões com os diretores, RT (nutricionista) e Conselho de Alimentação Escolar, além da elaboração em conjunto com os municípios de planos de ação para correção das não conformidades observadas durante as visitas. Estes planos de ação foram avaliados após seis meses da primeira visita para verificar a efetividade do projeto e cumprimento das metas.


Ações de pesquisa e ensino

Durante os últimos anos a UNIFESP, por meio de seus docentes e discentes, tem realizado diversas pesquisas no âmbito da alimentação escolar, algumas delas com o apoio do CECANE. Um desses projetos foi sobre boas práticas higiênico-sanitárias com objetivos de elaborar e validar um instrumento de avaliação de boas práticas nas Unidades de Alimentação e Nutrição Escolares, além da avaliação dessas práticas. A partir desta pesquisa foi a desenvolvido, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, de um sistema computadorizado com objetivo de auxiliar o nutricionista na avaliação do risco sanitário nas unidades escolares e apoio na elaboração dos manuais para as boas práticas. Este sistema foi lançado no Congresso Brasileiro de Nutrição em 2012 e atualmente encontra-se disponível gratuitamente na internet.

Em parceria com o Grupo de Trabalho de Aceitabilidade da Coordenação Técnica de Alimentação e Nutrição do PNAE, Universidade de Brasília e UNIFESP, foram validados dois métodos de avaliação de aceitabilidade de alimentos/preparações por escala hedônica (utilizando ficha para preenchimento e cartelas lúdicas) utilizando a avaliação de restos como padrão comparativo. Esses métodos fazem parte integrante das legislações do PNAE. Adicionalmente, foi desenvolvido um manual orientador para a aplicação dos testes de aceitabilidade. Atualmente, o manual esta disponibilizado em livre acesso no formato eletrônico no site do FNDE e impresso, distribuído em congressos e atividades correlatas.

Com o objetivo de formar profissionais qualificados em atuar na alimentação escolar, uma das metas da UNIFESP foi envolver alunos de graduação em estágios, projetos de pesquisas e extensão por meio das atividades desenvolvidas pelo CECANE-UNIFESP bem como envolver profissionais especialistas nos módulos específicos do curso de nutrição. Dessa forma, foram realizados projetos de iniciações científicas, estágios obrigatórios e atividades de extensão, envolvendo mais de 100 alunos do curso de nutrição até então.

Outra parceria estabelecida na formação de profissionais foi com o programa de pós graduação stricto senso Interdisciplinar em Ciências da Saúde. O programa criado em 2010 e nestes três anos já foi concluída um mestrado e, atualmente, estão em andamento uma tese e três dissertações relacionados ao Programa Nacional de Alimentação Escolar com os temas: boas práticas de manipulação, compra da agricultura familiar, presença de compostos bioativos em produtos da agricultura familiar e educação alimentar e nutricional.

 

NOSSA EQUIPE:

Coordenação de Gestão: Prof. Dr. Daniel Henrique Bandoni
Sub-Coordenação de extensão: Profa. Dra. Veridiana Vera de Rosso
Sub-Coordenação de Educação Permanente: Profa. Dra. Elke Stedefeldt
Secretária: Elaine Cristina
Assessor Técnico: Me. Diogo Thimoteo da Cunha
Agente do PNAE II: Me. Fernanda Leite Marrocos
Analista de Sistema: José Carlos Esteca Junior

Agentes do PNAE I:
Ana Laura Benevenuto Amorim
Camila Abreu
Leticia Ferreira da Silva
Marcela Duarte
Nathália Locatelli
Patricia Ribeiro
voltar para o topo

 

CONTATO:

Av. Ana Costa, 178 – térreo.
Vila Mathias – Santos/SP
Telefone: (13) 387-83817
E-mail: cecanebs@hotmail.com