Carla Christina Medalha – in memoriam

Graduação: Fisioterapia - Universidade Federal de São Carlos - UFScar
Mestrado: Fisioterapia - Universidade Federal de São Carlos - UFScar
Doutorado: Fisioterapia - Universidade Federal de São Carlos – UFScar
Pós-Doutorado: Spinal Cord Research Center (Department of Neurobiology & Anatomy), da Drexel College of Medicine, na Filadélfia, Estados Unidos
Mais informações: A Profa. Dra. Carla Christina Medalha se formou em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e obteve o título de mestre (1999) e doutora (2003) pela mesma Universidade. Em 2005, ingressou como docente do Departamento de Biociências no curso de Fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo e desde o início foi uma das principais responsáveis pela elaboração do projeto pedagógico do Curso. Atuou com afinco no desenvolvimento de atividades acadêmicas na graduação, sendo responsável por ministrar vários módulos dentro do curso de Fisioterapia, além da supervisão de estágio na área de Fisioterapia Neurofuncional.
Pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, foi responsável por desenvolver importantes pesquisas dentro da área de Fisioterapia em Neurologia, contribuindo sobremaneira para o crescimento deste campo no Brasil. Foi responsável pela implementação de uma linha de pesquisa inovadora, investigando os efeitos de recursos eletrofísicos na lesão medular. Em 2011, realizou estágio de Pós-doutoramento no Spinal Cord Research Center (Department of Neurobiology & Anatomy), da Drexel College of Medicine, na Filadélfia, Estados Unidos, onde investigou a regeneração da medula espinhal e a recuperação funcional após transplante de células tronco precursoras, gliais e neurais, em modelos animais. Foi membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional e da European Behavioural Pharmacology Society.
Como educadora obteve o reconhecimento de seus alunos, sendo, diversas vezes, homenageada e paraninfa. Foi responsável pela orientação de diversos alunos de Iniciação Científica, pela publicação de artigos científicos e apresentações em congressos internacionais. Seu trabalho acadêmico acrescentou muito ao curso de fisioterapia da UNIFESP, desenvolvimento científico na área de Fisioterapia Neurofuncional e, consequentemente, para o aperfeiçoamento da Fisioterapia.
Como pessoa e profissional, quem a conheceu teve a oportunidade de conviver com uma pessoa de forte personalidade, franca, objetiva e de muita coerência, sem perder a elegância e a simpatia contagiante. Gostava de esportes, em especial ciclismo, e também de fotografia. Foi uma filha exemplar, boa esposa e amiga prestativa, companheira e inspiradora.
Sua presença marcante e seu sorriso largo, traços característicos tão seus, estarão presentes na vida daqueles que a admiravam e a tinham como amiga. Seus ensinamentos científicos reverberarão eternamente pelas salas de aula, laboratórios e corredores desta universidade e de tantos outros espaços em que ela se fará presente através da lembrança de seus alunos, professores e amigos.