Catálogo de Disciplinas

A estrutura curricular do Programa de constará de disciplinas obrigatórias e optativas e de atividades programadas.

As disciplinas obrigatórias são quatro (60 horas e 04 créditos cada), sendo três obrigatórias gerais mais uma por linha de pesquisa escolhida pelo mestrando. No conjunto das disciplinas obrigatórias serão oferecidas pelo Programa no mínimo duas disciplinas por semestre.

As disciplinas optativas são, no mínimo, duas (43 horas e 03 créditos cada), podendo ser escolhidas de acordo com a linha de pesquisa estudada. No conjunto das disciplinas optativas serão oferecidas pelo Programa no mínimo uma disciplina por semestre.

As atividades programadas compreendem: Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD); participação nos Núcleos de Pesquisas; participação em Seminários e outras atividades que o Programa avaliar pertinente para a formação dos mestres. Será exigido o cumprimento, no mínimo, de duas (30 horas e 02 créditos cada) atividades programadas escolhidas.


TRÊS DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS POR ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

- Política Social e Serviço Social
Ementa: Política Social no capitalismo: gênese e desenvolvimento. O debate da política social: fundamentos e tendências. Estado e Política Social. Política social, cidadania e direitos sociais. Relação histórica entre política social e Serviço Social no Brasil. O debate da política social na literatura do Serviço Social brasileiro. 

- Trabalho e Ontologia do Ser Social
Ementa: O papel da categoria trabalho como fundante do ser social: Trabalho e centralidade; Trabalho e sociabilidade; Trabalho e liberdade; Trabalho e a sua desconstrução. Indicadores para uma ontologia do ser social: Sobre a reprodução, a ideologia e o estranhamento e o elemento para uma ontologia da vida cotidiana.

- Pesquisa em Ciências Sociais
Ementa: O conhecimento e a pesquisa científica nas ciências humanas e sociais: teoria e método. O processo de pesquisa e os pressupostos epistemológicos, teóricos e técnicos. O processo da investigação científica e a construção do objeto de investigação. Metodologias e técnicas de pesquisa social.


UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PELA LINHA DE PESQUISA FUNDAMENTOS, FORMAÇÃO E TRABALHO PROFISSIONAL:

- Fundamentos do Serviço Social
Ementa: O debate da questão social na literatura profissional brasileira. O significado social da profissão: o Serviço Social na sociedade brasileira, fundamentos teóricos o debate contemporâneo. Crítica ao conservadorismo, ampliação e aprofundamento do marxismo. Articulação entre fundamentos, trabalho profissional e projeto ético-político.

UMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA PELA LINHA DE PESQUISA TRABALHO, MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÌTICAS SOCIAIS

- Trabalho, Classes e Movimentos Sociais.
Ementa: Trabalho como categoria fundante do ser social, teoria das classes sociais, consciência de classe, organizações dos trabalhadores (partidos, sindicatos etc.) e suas manifestações econômicas, políticas e culturais na sociedade brasileira. As relações do Serviço Social com os movimentos sociais sob a determinação das contradições de classe, gênero e raça-etnia na contemporaneidade.


DISCIPLINAS OPTATIVAS DAS DUAS LINHAS DE PESQUISA

1. Tópicos especiais em fundamentos do Serviço Social
Ementa: aberta.

2. Sociedade Punitiva, Justiça Criminal e Trabalho Profissional
Ementa: Neoliberalismo, Estado Penal e Criminalização. Criminologia crítica e políticas públicas. Questões éticas e políticas do trabalho multiprofissional na Justiça Criminal.

3. Didática no Ensino Superior
Ementa: O cenário da sociedade brasileira hoje e as incidências na educação superior. As tendências pedagógicas brasileiras. Concepções de didática. Os fundamentos da prática pedagógica, seus determinantes e suas implicações teórico-metodológicas no processo ensino e aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem no contexto das tendências pedagógicas brasileiras e o papel da Didática; importância e organização do trabalho pedagógico no ensino superior: planejamento de ensino e seus elementos básicos (objetivos, conteúdo, metodologia, recursos de ensino, avaliação). Os estudantes e o processo de formação. A necessária educação permanente do docente. Desafios do trabalho docente no ensino superior.

4. Trabalho, direitos e questão social na sociedade contemporânea
Ementa: O significado do trabalho no processo de constituição do ser social e suas transformações nos marcos da sociedade capitalista contemporânea; as mudanças no padrão de acumulação e as crises na dinâmica da produção e na reprodução das relações sociais entre capital e trabalho; a questão social e as novas configurações econômicas, políticas e sociais no contexto das cidades; Estado e sociedade brasileira na afirmação do direito à cidade e da democracia.

5. Serviço Social e Formação Acadêmico-profissional
Ementa: A formação profissional na trajetória do Serviço Social Brasileiro. Política nacional de educação superior na atualidade. O projeto de formação dos assistentes sociais no Brasil hoje: processos, tendências e desafios. Diretrizes Curriculares da graduação em Serviço Social: pressupostos, estrutura, conteúdos. Polêmicas e desafios no projeto de formação profissional.

6. Violências, Políticas Sociais e Trabalho Profissional
Ementa: O capitalismo como fábrica da violência: violência estrutural, institucional, de resistência e cotidiana; A violência como expressão da questão social; produção social e espacial da violência; Políticas sociais no enfrentamento das violências; criminalização da pobreza; Enfrentamentos das diferentes manifestações da violência nos espaços sócio ocupacionais.

7. Educação popular, ação política e transformação social
Ementa: As formas de enfrentamento das expressões da questão social na contemporaneidade: a gramática do cotidiano. Contribuições conceituais para o histórico processo de organização social: a análise da (re)produção da existência humana em Marx & Engels; a práxis política, a luta cultural e a formação humana em Gramsci; a educação como ato político e libertador em Paulo Freire. Educação popular, organização social e lutas políticas: desvelando caminhos trilhados no Brasil e na América Latina.

8. Direitos Humanos e Serviço Social
Ementa: Construção sociohistórica e política dos direitos humanos na ordem burguesa. Direitos humanos no Brasil e a Constituição Federal de 1988 entre as garantias e violações dos direitos humanos. Ética, política e direitos humanos no Serviço Social brasileiro. Debates e lutas contemporâneas dos direitos humanos.

9. Saúde do trabalhador e políticas sociais
Ementa: As relações sociais de trabalho e suas interferências para a vida e saúde dos trabalhadores, contemplando o processo sóciohistórico do trabalho no capitalismo global e financeirizado. A saúde dos trabalhadores vincula-se a Questão Social e, portanto, considera-se também o processo de luta da classe trabalhadora pela melhoria das condições de vida e trabalho.

10. Gestão Social - avaliação de políticas e programas sociais
Ementa: Paradigmas da gestão social e novos espaços de intervenção entre os diversos atores do Estado e sociedade. Dinâmica social de integração entre áreas governamental e não governamental e o trabalho em rede. Sistema de indicadores. Avaliação de políticas e programas sociais, suas metodologias e problematização do uso de indicadores sociais, suas dimensões da avaliação e do monitoramento de políticas e programas e projetos.

11. Fundamentos e Gestão da Política de Assistência Social no Brasil
Ementa: Fundamentos sócio-históricos da filantropia e da assistência social na trajetória das políticas sociais brasileiras. Contrarreforma do Estado e gestão da política de assistência social. Conceitos e bases de organização do Sistema Único de Assistência Social. Trabalho e trabalhadores da política de assistência social contemporânea.

12. Sociologia do Trabalho
Ementa: Sociologia do trabalho e capitalismo no século XX; Fundamentos teóricos da sociologia do trabalho; o taylorismo, a Sociologia das organizações e psicosociologia; A Sociologia da Alienação; A sociologia como disciplina científica; Os desafios diante da Automação da produção; A Sociologia do Trabalho e as teses do fim do trabalho.

13. Gênero e construção social da sexualidade
Ementa: Construção social das identidades de gênero em diferentes contextos culturais. Sexualidade como construção social relacionada com as relações de gênero, classe social e raça/etnia na sociedade capitalista. Direitos sexuais e direitos reprodutivos como direitos humanos.

14. Trabalho e Gênero
Ementa: O gênero e suas especificidades oriundas da categoria trabalho como elemento fundante do ser social. As transformações no mundo do trabalho: a questão do emprego, novas formas de regulação e desregulação do mercado de trabalho e sua flexibilização. A feminização no mundo do trabalho e sua divisão sócio-sexual. A feminização e sua implicação no de trabalho da(o) Assistente Social.

15. Trabalho, ética e o projeto ético político profissional
Ementa: Fundamentos ontológicos da ética na vida social e no trabalho profissional do/a assistente social. Trabalho e ética profissional. Conservadorismo - "neoconservadorismo". Os projetos conservador e ético-político do serviço social brasileiro.

16. Relações étnico-raciais e Políticas Sociais
Ementa: Conceitos e paradigmas relativos à raça/etnia. A mestiçagem e a ideologia do branqueamento na construção da identidade do(a) negro(a) no Brasil. O mito da democracia racial. Lutas sociais e políticas de combate ao racismo. Serviço Social e questão racial.

17. Redes Sociais Territoriais: perspectivas teóricas e metodológicas
Ementa: Dinâmicas sociais, questões coletivas e produções de demandas individuais a partir de diferentes perspectivas. Territórios e redes sociais como conceitos articulados e articuladores que podem ampliar as perspectivas de estudo, compreensão e intervenções sociais.

18. Políticas Públicas de Saúde e Nutrição
Ementa: Análise do atual cenário nacional e global de saúde e nutrição e de seus determinantes. Estudos críticos sobre a trajetória das políticas de saúde e nutrição no Brasil: Sistema Único de Saúde, Política Nacional de Alimentação e Nutrição e Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.

19. Gênese, desenvolvimento e consolidação do Serviço Social na ordem monopólica do capital
Ementa: Gênese, desenvolvimento, crise e renovação do Serviço Social como profissão na ordem monopólica do capital. O processo de reconceituação latino-americano e seu legado contemporâneo. Tendências neoconservadoras e Serviço Social. O debate marxiano e marxista no Serviço Social brasileiro e as bases ontológicas para a práxis profissional: tensões e potencialidades.

20. Criança e adolescente - abordagens sociológicas e o sistema de garantia de direitos
Ementa: Analisar a história social da criança e do adolescente na sociedade brasileira, apreendendo criticamente as determinações sociais, econômicas e políticas que fundamentam as diferentes formas de concepção e de intervenção no sistema de garantia de direitos.

21. Subjetividade, Ideologia e Cultura
Ementa: Introdução ao estudo, por meio de diferentes abordagens críticas, das determinações culturais e ideológicas dos complexos e contraditórios processos de constituição das subjetividades individuais e coletivas, especialmente na sociedade contemporânea.