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Após o término das inscrições, o resultado será publicado no site da Unifesp.
Procure pelo curso a ser realizado, clique em seu nome e gere o boleto de matícula no valor de R$ 70,00 (setenta reais)
Somente serão aceitas matrículas de candidatos procedentes de cursos de graduação reconhecidos pelo mec. O número do registro de reconhecimento deverá constar no verso do diploma ou no certificado de conclusão do curso. Não serão aceitos cursos em processo de reconhecimento.
ATENÇÃO! Conforme o Regimento Interno dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Cursos de Aperfeiçoamento, Capítulo VI - Art. 24, § 2º O candidato poderá realizar inscrições em tantos cursos quantos desejar, mas poderá cursar somente um curso por vez.
Em nenhuma hipótese será feita a devolução da taxa de matrícula
Consulte o edital com as oreintações gerais para a matrícula.
I. Documentos obrigatórios para MATRÍCULA
OS DOCUMENTOS NÃO PRECISAM SER AUTENTICADOS
1. Comprovante original do Boleto de Pagamento referente à matrícula (Para imprimir o Boleto de Pagamento de Matrícula clique sobre o seu nome que deve constar da lista dos aprovados de seu curso).
2. Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão de Curso;
3. Histórico escolar completo do curso de graduação;
4. Cédula de Identidade - Se o CPF NÃO constar na cédula de identidade, será necessário cópia do Cadastro de Pessoa Física separado;
5. Título de Eleitor, para brasileiros;
6. Certidão de nascimento ou de Casamento;
7. Alistamento militar.
8. 01 (uma) foto 3x4 recente, sem data.
Os documentos deverão ser enviados para isec.bs@unifesp.br
ATENÇÃO - ENVIAR OS ARQUIVOS EM JPG ou PDF, NUMERADOS E NOMEADOS COM SEU NOME, NA ORDEMA ACIMA. EX:
1- MARIA SILVA - Comprovante de Pagamento;
2- MARIA SILVA - Diploma; 3- MARIA SILVA - histórico, etc
Ana Claudia Muniz Renno
Professora Livre-Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Sao Paulo. Possui Pós-doutorado na Radbond University na área de Biomaterias e Engenharia do Tecido Ósseo. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado Sanduiche em Fisioterapia na Griffith University- Australia e doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos (área Biotecnologia)/Unifesp e orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Unifesp) e Fisioterapia (UFSCar). Desenvolve projetos na área de Biotecnologia, Engenharia Tecidual e Biomateriais, investigando a ação de materiais cerâmicos, polimeros e materiais naturais (principalmente extraido de esponjas marinhas) no processo de reparo tecidual através de experimentos in vivo e in vitro. Investiga também a ação de recursos eletrofisicos no processo de reparo tecidual, principalmente o laser terapêutico de baixa intensidade em modelos experimentais (fraturas ósseas, osteoartrite, lesão muscular, lesão medular, entre outras). Além disso, desenvolve estudos clínicos investigando a ação dos recursos eletrofisicos em individuos com osteoartrite e osteoporose.
Caio Fernando Fontana
Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração de Empresas de Araçatuba (1988) , especialização em Supervia Eletrônica de Dados e Automação Portuária pela Universidade de São Paulo (2001) , mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009) . Atualmente é Pesquisador da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo, Consultor da Tecenge Assessoria e Consultoria em Gestão e Professor convidado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e da Fundação Getulio Vargas. É Professor Adjunto, concursado, na Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP na área Engenharia Portuária com ênfase em Gestão de Negócios e Logistica Portuária. Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2009-2010). Atua nas áreas de automação de processos portuários e logísticos, de sistemas inteligentes de transportes -ITS, de segurança, de georreferenciamento e sistemas de apoio a fiscalização. Possui diversos trabalhos publicados em revistas e livros relacionados a estas áreas, tanto em âmbito nacional, como internacional. Consultor AdHoc da FAPESP desde fevereiro de 2012.
Camila Aparecida Machado de Oliveira
Possui graduação em Educação Física (2001), e mestrado (2004) e doutorado (2007) em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com estágio no Department of Medical Cell Biology, na Uppsala University (Suécia), e pós-doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de São Paulo. É assessor científico 'ad hoc' em periódicos internacionais indexados e em agências de fomento à pesquisa no país e no exterior. Atua na área de Fisiologia Endócrino-Metabólica, investigando principalmente os temas obesidade e diabetes, com ênfase nos mecanismos de regulação da atividade física espontânea e gasto energético em diferentes modelos experimentais e os efeitos do exercício nessas patologias. Também possui experiência na investigação da secreção e ação da insulina e imagem de cálcio intracelular com indicadores fluorescentes em células pancreáticas.
Cintia Santi Martignago
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2009), especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica pela Universidades Estadual do Oeste do Paraná (2012), MBA em dermatofuncional, estética e cosmética, mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Norte do Paraná (2014) e Doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2019). Pós-doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos (atual). Tem experiência no desenvolvimento de equipamentos eletromédicos e na docência de ensino superior. Atualmente é pós-doutoranda em biociências no laboratório de biomaterias e engenharia de tecidos- LaBETec da Universidade Federal do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Agentes Eletrofísicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Terapia por fotobiomodulação (laser e leds), eletrotermofototerapia, biomateriais, reparo tecidual e Fisioterapia dermatofuncional, estética e cosmética
Flavia de Oliveira
Professora associada do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo. Ministra aulas de Anatomia Humana e orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde. Possui graduação em Fisioterapia (2001) e doutorado em Ciências Morfofuncionais (2007). Tem experiência na área de Morfologia. Atua na investigação do Aparelho Locomotor em Geral, com ênfase no estudo morfofuncional de fatores ligados à miogênese, atrofia e regeneração muscular, bem como de aspectos morfológicos e moleculares do tecido cartilaginoso e ósseo. Além disso, realiza o estudo de estratégias para a investigação / prevenção / tratamento de disfunções musculares (distrofias musculares e atrofias por traumas ou doenças sistêmicas).
Gustavo Rafael Mazzaron Barcellos
Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Franca (2004), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado em Toxicologia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP (2010) com período de estágo no exterior no Instituto de Pesquisa ao Câncer da Universidade de Medicina de Viena, Áustria. Realizou Estágio de Pesquisa no Exterior, modalidade pós-doutorado, no Departamento de Medicina Ocupacional e Ambiental da Universidade de Lund, Suécia (2012) e na Sanofi-Aventis, Alemanha (2014). Atualmente é Professor Adjunto (Genética) do Departamento de Biociências da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. Tem experiência nas áreas de Genética e Toxicologia, com ênfase em Mutagênese, Nutrigenômica, Estresse Oxidativo, Interações Gene-Ambiente, Toxicologia de Metais e Monitoramento de Populações Expostas a Toxicantes.
Julia Risso Parisi
Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pela Unifesp. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Alfenas (2013). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências aplicadas à Saúde pela Universidade Federal de Alfenas. Doutora pelo programa de pós-graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Fisioterapia atuando principalmente nas áreas de Atenção Básica, Traumato-ortopedia e Dermatofuncional. Realiza pesquisa no Laboratório de Recursos Eletroterapêuticos na UFSCar e no Laboratório de Biomateriais e Engenharia de Tecidos da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP, campus baixada santista nos temas: reparo tecidual, recursos eletroterapêuticos, biomateriais e biocompatibilidade.
Livia Garcia Assis
Professora Afiliada junto ao Departamento de Biociências da UNIFESP e docente do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Fisioterapia Dermatofuncional da UNIFESP. Também é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Brasil (UnBr) e parecerista de revistas especializadas na área. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Recursos Eletrofísicos, atuando principalmente nos seguintes temas: fototerapia (terapia laser de baixa intensidade, leds e luz intensa pulsada), exercício físico e reparo tecidual. Possui graduação em Fisioterapia (2005), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2006), mestrado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2008), doutorado em Fisioterapia pela UFSCar (2012) e pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Bolsista FAPESP - vigência 2013 - 1/03/2016).
Michele Akemi Nishioka
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2006). Pós-Graduada em Ortopedia no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo.
Nara Rejane Cruz de Oliveira
Professora Adjunta do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal de São Paulo. Possui graduação em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás - Universidade Estadual de Goiás (1997), Especialização em Educação Física Escolar pela mesma instituição (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas na área de Pedagogia do Movimento (2003), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares (2010). Possui experiência nas áreas de Educação, Educação Física e Interdisciplinar em Ciências da Saúde, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária.
Patricia Gabrielli Vassão Alves Arakaki
Pós-doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Bioprodutos e Bioprocessos. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP- Campus Baixada Santista). Formação em Pilates Clássico Cientifico pela Fisiociência (São Paulo, SP) em 2015.Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP- Campus Baixada Santista) em 2015. Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Campus Baixada Santista) em 2013. Tem experiência na área de eletrotermofototerapia, exercício físico, reparo tecidual, envelhecimento e pilates.
Renata Neves Granito
Professora DE da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Possui graduação em fisioterapia (2002), mestrado (2005) e doutorado (2009) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi professora substituta em anatomia e em patologia na mesma universidade. Realizou o doutorado sanduíche (biotecnologia - biologia celular) na Universiteit van Amsterdam - Vrije Universiteit (Amsterdam, Holanda, 2008) e pós-doutorado (biologia integrativa do tecido ósseo) na Université Jean Monnet - Université de Lyon (Saint-Étienne, França, 2011-2013). Possui diploma em experimentação animal pela Université Paris V (Paris, 2013). Foi também pesquisadora contratada pelo Comissariado de Energia Atômica e de Energias Alternativas (CEA -França), no quadro de um projeto europeu (RISK-IR) envolvendo 10 instituições de 7 países na Europa (2013-2014). Reintegrou o solo brasileiro pelo programa "Atração de Jovens Talentos" do CNPQ e, atualmente, atua como professora no campus Baixada Santista da Unifesp. Tem experiência em estudos clínicos envolvendo mulheres com osteoporose, estudos experimentais in vitro e in vivo investigando a biologia integrativa do tecido ósseo, sua matriz mineralizada e o microambiente medular, bem como em estudos analisando o potencial osteogênico de biomateriais sintéticos e naturais. Atua em pesquisas abrangendo a engenharia de tecidos (ósseo e cutâneo), células tronco provenientes de diferentes tecidos adultos, estresse mecânico, recursos físicos e agentes citogenotóxicos.
Stella Pelegrini
Possui graduação na Unip e, 2005. Pós-Graduada em Ortopedia no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo.
As inscriçoes para o curso de especialização Interdisciplinar em Saúde Estética e Cosmética estão ABERTAS até 24/03/2025!
CLIQUE AQUI para efetuar sua inscrição.
Para dúvidas ou mais informações, entre em contato conosco: isec.bs@unifesp.br
ATENÇÃO CANDIDATOS - Informações importantes sobre a pré-inscrição/inscrição
- A inscrição será realizada somente on-line, por meio do site da Unifesp (link no início da página). Ao final do preenchimento o boleto deverá ser gerado pelo candidato. O candidato que não efetuar o pagamento da taxa não terá a inscrição efetivada. Em nenhuma hipótese será gerado outro boleto após o vencimento. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).
- A taxa de inscrição NÃO É REEMBOLSÁVEL. Caso o aluno não passe no processo seletivo, não será reembolsado.
- Após efetivação da inscrição, enviaremos informações sobre a matrícula. Lembrando que o valor da taxa de matrícula é de R$ 70,00 (Setenta reais).
- Somente poderão se inscrever no curso candidatos procedentes de cursos de graduação reconhecidos e credenciados por órgãos oficiais. O número do registro de reconhecimento deverá constar no verso do diploma ou no certificado de conclusão do curso. Não serão aceitos cursos em processo de reconhecimento.
- O candidato poderá realizar inscrições em tantos cursos quantos desejar, mas poderá efetivar matrícula somente em um curso por vez, independente de ser na modalidade presencial, ou à distância.
- Antes de efetuar a inscrição leia com atenção o Edital disponível no sistema de inscrição, pois não há devolução da taxa de inscrição.
Apresentação do Curso
O curso aborda desde a anatomia e fisiologia em disfunções estéticas até o emprego de diferentes técnicas e procedimentos com finalidade estética, sobretudo enfatizando a introdução à cosmetologia e bases farmacológicas, a avaliação, monitoramento e tratamento de afecções cutâneas corporais e faciais, a aplicabilidade de cosméticos, nutracêuticos, nutricosméticos, peelings e outros recursos eletrotermofotofísicos avançados, incluindo a capacitação para uso de equipamentos de alta tecnologia na área de laserterapia e eletroterapia.
É importante observar que por se tratar de um curso interdisciplinar na área da saúde, nosso curso tem ênfase no ensino e aprendizagem, principalmente, de técnicas minimamente invasivas.
O curso apresenta carga horária total equivalente a 400 horas, sendo 300 horas de conteúdo teórico ministrado e 100 horas teórico-práticas. A saber, as aulas práticas são divididas em aulas online (40 horas) e presenciais (60 horas). As aulas presenciais serão divididas em 3 finais de semanas (sábado e domingo) ao longo do curso todo, das 8:00 às 18:00, no Campus Baixada Santista da Unifesp - Rua Silva Jardim, 136 - Santos, São Paulo. As datas serão informadas na aula inaugural.
No que concerne ao conteúdo a distância, os alunos matriculados são cadastrados em nosso ambiente virtual de aprendizagem. São postados semanalmente de 2 a 3 videoaulas com duração, em média, de 30 a 45 minutos, textos de apoio e materiais sugeridos. A cada semana, é solicitado aos alunos a realizarem atividades referentes às aulas. O acesso ao conteúdo pode ser realizado conforme a sua disponibilidade, pois nossos conteúdos são planejados para serem atividades assíncronas. Além disso, o curso conta com encontros virtuais síncronos.
Conteúdos:
MÓDULO I: Anatomia, fisiopatologia e reparo tecidual aplicados à estética
Total de horas: 80 horas (conteúdo teórico, online)
Anatomia e fisiologia humana aplicada a estética
Ementa da disciplina: Possibilita discutir os aspectos funcionais, da composição e localização das estruturas que compõem os sistemas circulatório, endócrino e
tegumentar. Aborda questões que darão subsídios para o entendimento da semiologia da estética.
Reparo tecidual e processo de cicatrização
Ementa da disciplina: Abordar as principais adaptações do tecido cutâneo frente a uma lesão e o processo envolvido no reparo tecidual. Abordando as respostas celulares frente
ao estresse, lesão e morte celular, processo inflamatório e reparo. Tópicos essenciais para a formação de um profissional da estética.
Fisiopatologia das afecções cutânea faciais e corporais
Ementa da disciplina: Abordar as principais afecções corporais e faciais daárea da estética, desenvolvendo no aluno a análise crítica sobre as propriedades dos sistemas frente a variações patológicas, a fim de reconhecer, e atuar de forma ativa, consistente e consciente na sua prática clínica.
Semiologia: anamnese facial e corporal e recursos para avaliação
Ementa da disciplina: Abordar os conceitos básicos de semiologia e avaliações, imprescindíveis para a clínica estética. É discutido fichas de avaliação, critérios e recursos
para avaliação corporal e facial.
MÓDULO II: Recursos eletrotermofotofísicos avançados
Total de horas: 120 horas (conteúdo teórico-prático, incluindo online e presencial)
Recursos eletrotermofotofísicos avançados
Ementa da disciplina: A disciplina fundamenta o estudo sobre técnicas e equipamentos eletrotermofotofísicos disponíveis na prática clínica da estética, e suas utilizações no
tratamento de processos relacionados à área, contemplando os princípios científicos e éticos da profissão. Recursos eletrotermofotofísicos: Laserterapia e LED, Correntes
elétricas (Aussie, Russa e FES), Ultrassom Terapêutico e Focado, Terapias combinadas e ondas de choque, Criolipólise, Carboxiterapia, Ozonioterapia, Microagulhamento,
Tapping Estético, Radiofrequência, Luz Intensa Pulsada, Jato de Plasma e Hidrolipoclasia.
MÓDULO III: Cosmetologia Avançada
Total de horas: 100 horas (conteúdo teórico-prático, incluindo online e presencial)
Bases Farmacológicas Aplicadas à Estética e Cosmética Facial e Corporal
Ementa da disciplina: Compreender os princípios básicos da farmacologia que regem a terapêutica com cosméticos. Englobando os seguintes tópicos: Introdução à Farmacologia, vias de administração e mecanismos farmacocinéticos, princípios da ação de fármacos, noções de farmacologia dermatológica. Produtos, ingredientes e substâncias naturais frequentemente utilizados em estética.
Cosmetologia Cutânea Facial e Corporal / Peelings químicos e físicos
Ementa da disciplina: Abordagem dos conceitos básicos cosmetologia e apresentação dos principais conceitos e aplicabilidade da farmacologia e cosmetologia em
dermatofuncional. Em seguida, relatar os principais princípios ativos utilizados na prevenção e tratamento de afecções cutâneas. Desta maneira, irá capacitar o aluno a
relacionar os seus conhecimentos a respeito da farmacologia e cosmetologia com a área da estética, identificar as situações em que se recomenda o uso de cada princípio ativo,
planejar e desenvolver programas de prevenção e tratamento frente às disfunções cutâneas.
Abordagem estética e cosmética no tratamento facial: Limpeza de pele
Ementa da disciplina: Abordagem dos principais recursos utilizados nos tratamentos faciais, discussão sobre as técnicas de limpeza de pele, a utilização de argilas e máscaras faciais. Desta maneira, irá capacitar o aluno a relacionar os seus conteúdos teóricos com sua prática clínica.
Máscaras e Fotoproteção
Ementa da disciplina: Abordar o método de fotoproteção, sua importância frente aos diferentes fototipos de pele. Também é necessário entender os efeitos das radiações
solares no tecido cutâneo. As diferenças entre filtro e protetor solar e a eficácia dos mesmos.
Tratamento de afecções faciais
Ementa da disciplina: Abordagem estética nas afecções cutâneas faciais. O conteúdo programático propiciará conhecimento geral, favorecendo avaliação, prevenção e
tratamento pertinentes à área.
MÓDULO IV: Técnicas Avançadas
Total de horas: 100 horas (conteúdo teórico-prático, incluindo online e presencial)
Abordagem estética e cosmética no processo de envelhecimento e no tratamento facial e corporal
Ementa da disciplina: Apresentar os principais conceitos, fisiopatologia, fatores de risco e aspectos clínicos do envelhecimento cutâneo. Em seguida, relatar os principais recursos estéticos envolvidos na prevenção e tratamento desta afecção, os fundamentos e a aplicabilidade de cada técnica terapêutica. Desta maneira, irá capacitar o aluno a relacionar os seus conhecimentos clínicos a respeito do envelhecimento cutâneo com os principais recursos terapêuticos, identificar as situações em que se recomenda o uso de cada técnica, planejar e desenvolver programas de prevenção e tratamento frente às disfunções cutâneas apresentadas. Adicionalmente, abordar o conhecimento dos recursos e terapias manuais disponíveis na prática clínica, e suas utilizações nas disfunções dos sistemas circulatório, endócrino e tegumentar. Fornecer ao profissional subsídios teóricos e práticos para a execução básica de recursos e terapias manuais aplicados à estética, incluindo conhecimentos sobre o emprego da intradermoterapia.
Abordagem estética em pré- e pós-operatório
Ementa da disciplina: Apresentar os principais conceitos, fisiopatologia, fatores de risco e aspectos clínicos em cirurgias reparadoras e estéticas. Relatar os principais
recursos utilizados na área para prevenção e tratamento após cirurgias e suas possíveis complicações, os fundamentos e a aplicabilidade de cada técnica terapêutica. Desta
maneira, irá capacitar o aluno a relacionar os seus conhecimentos clínicos a respeito das cirurgias reparadoras e estéticas com os principais recursos terapêuticos, identificar as
situações em que se recomenda o uso de cada técnica, planejar e desenvolver programas de prevenção e tratamento frente às disfunções apresentadas.
Abordagem estéticas no rejuvenescimento íntimo
Ementa da disciplina: Abordar procedimentos capazes de promover o embelezamento da região íntima/aparência da genitália. Discutir sobre os aspectos anatômicos e de
avaliação. Discutir sobre os principais recursos utilizados na área. Abordar a importância da correção de problemas funcionais.
Abordagem Nutricional em estética
Ementa da disciplina: Abordagem dos conceitos de nutricosméticos e nutracêuticos, incluindo aplicabilidade, efeitos esperados e associações com outras técnicas ou procedimentos com finalidade terapêutica e/ou estética.
Biossegurança
Ementa da disciplina: A disciplina estuda a atual portaria do Ministério da Saúde que normatiza condutas referentes à prevenção e controle das infecções. Compreende ainda,
os aspectos preventivos e fatores de risco associados às Infecções e as interferências que a CCIH exerce na qualidade do serviço, contempla também a conscientização quanto à
importância da prática da biossegurança em todos os procedimentos de trabalho e junto aos pacientes. Ademais, analisa aspectos da saúde ambiental e do saneamento do meio relacionando-os com os agravos à saúde individual e coletiva. Discute medidas de combate e controle dos agentes agressores do meio ambiente.
Metodologia de pesquisa científica
Ementa da disciplina: Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as
diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e
normas vigentes das Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e da Associação Brasileira de Normas Técnicas.