Laboratório de Tecnologia Assistiva em Saúde e Educação

Localização:
Av. Ana Costa, 95 - 4º andar

Data de Criação:
2012

Responsável:
Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição dos Santos

Técnico de Laboratório:
Melissa Zoia Fernandes da Costa

Tipo de uso (graduação / pós / multiusuário):
Primeiramente para a graduação do curso de TO, em segundo lugar se desenvolvem atividades de extensão e pesquisa. 
O uso dos laboratórios por outros docentes do departamento podem ser negociadas mediante planejamento antecipado junto a Comissão de Curso de Terapia Ocupacional, sempre privilegiando as atividades de graduação de TO.

 

Voltar 

 

 

Laboratório de Recursos Audiovisuais

Localização:

Rua Silva Jardim: Saguão (WebRádio) e 1o. Andar sala 123 (WebTV)

Data de Criação:
Data da criação: 2011, implementação total finalizada em 2018.

Responsável:
Prof. Dr. Vinicius Demarchi Silva Terra

Técnico de Laboratório:
Renato Zamarrenho

Tipo de uso (graduação / pós / multiusuário):
Multiusuário

Breve histórico:

O Projeto do Laboratório de Recursos Audiovisuais (LaRA) foi criado e aprovado pelas instâncias acadêmicas - Comissão de espaço físico, Departamento, Diretoria e Congregação do Campus Baixada Santista - em 2011, com o objetivo de ser um laboratório multiusuários que atendesse às demandas de pesquisa e produção audiovisual do Campus Baixada Santista, mas não foi efetivado por falta de recursos. Com o apoio da FAP e Financiamento RTI-FAPESP para instalação de duas WebTVs e WebRádios nos campi de Guarulhos (GRU) e Baixada Santista (BS), o projeto do LaRA foi resultado da adequação deste projeto RTI-FAPESP à realidade do campus BS, sendo desenvolvido e executado entre os anos de 2015-2018, sendo primeiramente instalado o Núcleo de Rádio - em 2016 - no Saguão da Unidade Silva Jardim do Campus Baixada Santista, e dois anos depois - em 2018 - o Núcleo de Imagem, Som e Conexões, atualmente chamado LAB123, instalado no 1o. andar do mesmo edifício, onde funcionava a sala de aula 123. Seus atuais coordenadores são o Prof. Dr. Stéfanis Caiaffo (DSCI) e o Prof. Dr. Vinícius Terra (DCMH). Além disso, integra a equipe do LAB123 o Renato Zamarrenho, auxiliar administrativo com dedicação à coordenação técnica das ações desenvolvidas pelo Laboratório.

A estrutura do LaRA dá suporte a projetos de pesquisa institucionais e/ou colaborativos, ora auxiliando em projetos e/ou propostas sugeridas por estudantes, técnicos e docentes nas mais diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária em vigência. Além disso, pretende também contribuir para a divulgação da produção acadêmica sendo um instrumento importante de divulgação científica e compartilhamento do conhecimento produzido em nossa escola, sobretudo via world wide web. Além disso, através da produção audiovisual em interface com indivíduos, entidades e equipamentos externos à universidade, assumem a vocação de articuladores da relação universidade/sociedade. 

 

Voltar 

 

 

Laboratório de Fisiologia do Exercício

Localização:
Av. Ana Costa, 95 - 3º andar

Responsável:
Prof. Dr. Paulo Henrique Azevedo

Tipo de uso (graduação / pós / multiusuário):
Pesquisa

Breve histórico:
Após liberação da sala de anatomia para o curso de Educação Física ficou decidido que ali seria criado o Laboratório de Fisiologia do Exercício, e que o laboratório ficaria sob a coordenação do Prof. Dr. Paulo Azevedo (lotado no DCMH).
O laboratório possibilita pesquisas com exercícios ciclicos (esteira rolante e cicloergômetro), exercício resistido resistido e aquisição de sinais eletromiográficos.
Atualmente a linha de pesquisa desenvolvida no laboratório, e coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Azevedo, refere-se ao estudo de mecanismos de fadiga (central e periférica), e hipertrofia muscular.D5

 

Voltar