Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano - EPIMOV

Data de Criação:

Responsável:
Prof. Dr. Victor Zuniga Dourado

Tipo de uso (graduação / pós / multiusuário):
Pesquisa/Pós-graduação
Multiusuário (Diversos Professores desenvolvem projetos de pesquisa e ministram aulas de especialização (Presencial/EAD) no laboratório

Link para o site:

Breve histórico:
O laboratório EPIMOV foi criado após o Prof. Dr. Victor Zuniga Dourado ser contemplado com auxílio a pesquisa na modalidade Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da FAPESP com o projeto intitulado "Nível de atividade e aptidão física e sua associação com o declínio da função pulmonar em adultos do município de Santos, Brasil”. Atualmente este estudo epidemiológico continua em andamento com o título de Estudo Epidemiológico sobre o Movimento Humano (Estudo EPIMOV). O Estudo EPIMOV tem o principal objetivo de avaliar a associação entre o comportamento sedentário e baixo nível de atividade e aptidão física e a ocorrência de doenças crônicas hipocinéticas, principalmente cardiorrespiratórias e locomotoras. O coordenador do Estudo é Cientista Visitante (Visiting Scholar) no "Bernard Lown Scholars in Cardiovascular Health Program" da Harvard T.H. Chan School of Public Health e o Estudo EPIMOV tem colaboradores internacionais em tal instituição (https://www.hsph.harvard.edu/lownscholars/scholars/). Em 2016, outro projeto com colaboração internacional foi iniciado no laboratório EPIMOV. O Projeto “Playful Data-driven Active Urban Living (PAUL)”, sob coordenação do Prof. Dr. Victor Zuniga Dourado, foi aprovado em chamada especial da FAPESP em Parceria com a NWO da Holanda. O principal objetivo do PAUL é o desenvolvimento de um aplicativo de smartphone inovador para aumentar o nível de atividade física da população, amparado em técnicas de mudança de comportamento, mineração de dados, inteligência artificial, gameficação (jogos digitais) e conexão com beacons. Temos a parceria da Amsterdam University, da Amsterdam University of Applied Sciences e da Ultrech University para o desenvolvimento do Projeto PAUL. O Laboratório EPIMOV conta com equipamentos sofisticados para avaliação do movimento humano. Atualmente, diversos docentes da UNIFESP conduzem pesquisas no EPIMOV, envolvendo as áreas de Fisioterapia Cardiorrespiratória, em Saúde da Mulher e Musculoesquelética, Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, Avaliação de Atletas, entre outras. O EPIMOV está à disposição dos nossos alunos de especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica (presencial e EAD), tanto para aulas práticas quanto para o desenvolvimento de pesquisa científica.