Laboratório de Estudos Morfofuncionais – Labem

Estrutura do Laboratório: O Laboratório de Estudos Morfofuncionais – LABEM – possui estrutura que permite a investigação morfofuncional e morfoquantitativa dos diversos tecidos do organismo, com ênfase na investigação dos tecidos relacionados ao Aparelho Locomotor - tecidos ósseos, cartilagíneo e muscular esquelético. O laboratório abriga alunos da graduação (com projetos de Iniciação Científica – CNPq - e do Programa Jovens Talentos para a Ciência – CAPES) e também alunos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado bolsistas CAPES e FAPESP. Os equipamentos de investigação morfológica do laboratório foram obtidos através de fomento da FAPESP e as principais técnicas empregadas estão relacionadas à análise histopatológica e morfométrica, tipificação de fibras colágenas, tipificação de fibras musculares, evidenciação de fibras elásticas, investigação imunoistoquímica de fatores relacionados à inflamação, miogênese e regeneração muscular, investigação da expressão gênica de fatores inflamatórios e de atrofia muscular e preparação de tecidos para análise ultraestrutural, através da microscopia eletrônica. A estrutura do LABEM, associada à infraestrutura dos laboratórios multiusuários do Departamento de Biociências, oferece espaço e equipamentos que permitem realizar as análises morfológicas e moleculares que atendem à linha de pesquisa dos frequentadores.

Linha de Pesquisa: A linha de pesquisa está centrada na investigação do Aparelho Locomotor em Geral, com ênfase no estudo morfofuncional de fatores relacionados à miogênese, atrofia e regeneração muscular. Além disso, estudo das estratégias para a investigação / prevenção / tratamento de disfunções musculares (atrofias por traumas ou doenças sistêmicas e distrofias musculares).

Localização: sala 328 da Unidade Silva Jardim

Telefone: (13) 3229-0244 / ramal 3844.

Docente responsável: Profa. Dra. Flávia de Oliveira

lab estudos morfofuncionais logolab estudos morfofuncionais 1