Os Planos de Logística Sustentável (PLS) foram criados pelo art. 16, do Decreto nº 7.746, de 05 de junho de 2012. O PLS é uma ferramenta de planejamento que deve ser formulada por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, fundacional e as empresas estatais dependentes, e permite ao órgão ou entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos na Administração Pública.
Tais práticas devem ser formuladas, desenvolvidas e ter seus resultados devidamente apresentados ao Ministério do Planejamento. Sendo estruturado em: Objetivos do plano; Metas; Ações; Atores responsáveis; Mecanismos de monitoramento e avaliação.
Na Unifesp cada Campi estrutura seu PLS de acordo com suas especificidades e demandas internas, mas que em conjunto compõem o documento final que é apresentado pela Universidade aos órgãos responsáveis.
Para 2020-2021, o PLS do Campus Baixada Santista conta 7 objetivos estratégicos, 16 metas e 27 ações de implementação, que serão desenvolvidas ao longo do ano.
São objetivos estratégicos do PLS-BS:
Estabelecer práticas de sustentabilidade e de uso racional para material de consumo;
Estabelecer práticas de sustentabilidade e de uso racional para nortear o consumo de energia elétrica;
Estabelecer práticas de sustentabilidade e de uso racional para consumo de água e geração de esgoto;
Estabelecer práticas de sustentabilidade para o fortalecimento do programa de coleta seletiva;
Estabelecer práticas de sustentabilidade para o fortalecimento dos programas de qualidade de vida no ambiente de trabalho;
Estabelecer práticas de sustentabilidade para os processos de compras e contratações;
Estabelecer práticas de sustentabilidade no uso da frota de veículos.
Clique aqui para conhecer o PLS Unifesp - 2021.