25/10/2022 (terça-feira)
9 às 9h30 – Abertura
9h30 às 12h30 - Mesa redonda 1 - Experiências, identidades e subjetividades de crianças e adultos agitados, TDAH ou não conformes
Tatiana de Andrade Barbarini (Faculdade Mogiana do Estado de São Paulo): Os significados da agitação na produção de identidades infantis
Vanessa Stettinger (Université de Lille): Classes populaires et expériences de l’agitation
Florencia Mastrangelo (Universidad de Chile): Mujeres autistas en Chile, experiencias de extranjeridad
Hugo Sir (Universidad de Chile): La ventana abierta. Experiencias atencionales en adultos con TDAH en Chile
26/10/2022 (quarta-feira)
9 às 12h – Mesa redonda 2 – Relações entre saúde mental e educação nas trajetórias de crianças e adultos agitados, TDAH ou não conformes
Pablo Cottet (Universidad de Chile): Avatares etnográficos de la Situación TDAH en tres escuelas chilenas
Andrea Perosa Saigh Jurdi e Carla Cilene Baptista da Silva (Universidade Federal de São Paulo): Entre a saúde e a escola: percursos de crianças na primeira infância
Jean-Sébastien Eideliman (Université Paris Cité): Problèmes mentaux et inégalités dans les trajectoires adolescentes
Jaqueline Kalmus (Universidade Federal de São Paulo): Crianças em disputa: medicalização da educação e estratégias de enfrentamento
Ángela Cifuentes (Universidad de Chile): Regímenes de afectos en la Universidad contemporánea: algunas reflexiones preliminares sobre el devenir ansioso de estudiantes primera generación universitaria en Chile
27/10/2022 (quinta-feira)
9 às 12h – Mesa redonda 3 – Discursos, concepções e práticas de cuidado em torno de crianças e adultos agitados, TDAH ou não conformes
Pia Uribe (Universidad de Chile): La plasticidad social del TDAH en los discursos y prácticas de médicos orientados al cuidado de la salud mental infantil en Santiago de Chile: una categoría transclase y diferenciada según el género
Sarra Mougel (Université Paris Cité): Médiquer l’agitation. Des prescriptions aux usages
Eunice Nakamura (Universidade Federal de São Paulo): Relações de cuidado em torno de crianças agitadas ou com TDAH no Brasil e na França
Maïa Fansten (Université Paris Cité): Enfants agités, adolescents reclus : des expériences contraires ?
Esteban Radiszcz (Universidad de Chile): TDAH y conflictividad en la “civilización de los padres” bajo el régimen neoliberal del Chile contemporáneo
12 às 12h30 – Encerramento