O Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva - DPPSC - foi criado em 2012, passados seis anos de estruturação e consolidação do campus Baixada Santista. Sua proposição resultou de profícuo processo de discussão de um grupo de 15 docentes em torno de perfis e convergências e que igualmente considerou o papel social da Universidade pública brasileira - no que se refere à abordagem das Políticas Públicas e do campo da Saúde Coletiva.
Assim, o DPPSC tem como finalidade “desenvolver atividades acadêmicas e científicas voltadas para as Políticas Públicas, os Direitos Humanos, o campo da Saúde em geral, e da Saúde Coletiva em particular”¹. Desse modo, tem contribuído com o debate sobre os determinantes sociais de saúde e das iniciativas intersetoriais envolvidas na elaboração das políticas públicas e na produção social da saúde.
As áreas temáticas da atividade departamental são: o estudo de saúde das populações, políticas de saúde, políticas de alimentação e nutrição, planejamento e gestão dos serviços de saúde nos distintos níveis de atenção e as diferentes concepções e práticas de saúde, abordadas pelas formulações e práticas advindas da Saúde Coletiva. Outra área temática trata do campo das políticas e a necessária compreensão das relações Estado e Sociedade, das vulnerabilidades sociais, dos marcadores sociais e da garantia dos direitos humanos. As múltiplas dimensões das políticas públicas exigem uma íntima conexão de disciplinas das ciências sociais e humanas, de modo a considerar a variedade de áreas e campos de intervenção social do Estado, em sua configuração contemporânea.
Na Unifesp, os departamentos são a instância acadêmica à qual estão vinculados os docentes, e respondem pelo acompanhamento das atividades de ensino, pela pesquisa e pelas atividades de extensão, em áreas específicas do conhecimento. Além do DPPSC, o Instituto Saúde e Sociedade - ISS conta com os seguintes departamentos - Biociências; Ciências do Movimento Humano; Saúde, Clínica e Instituições; Saúde, Educação e Sociedade.
¹ Do documento de proposição do DPPSC, apresentado ao ISS em Setembro de 2012.