Campus Baixada Santista da Unifesp oferece espaço de luto e cuidado

Projeto de extensão é destinado àqueles que perderam um ente, vítima de violência na região


O projeto de extensão Escuta Clínico-Política de Pessoas em Situações Sociais Críticas do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) oferece serviço a familiares e amigos de vítimas de violência na região.

Formado por um coletivo de psicólogos e profissionais da área da saúde, o projeto visa apresentar um espaço de elaboração de luto e de cuidado a essas pessoas que perderam alguém por causa de uma situação de violência. O objetivo é criar intervenções psicanalíticas clínico-políticas articuladas com a rede de políticas públicas de saúde, assistência social e educação, de modo a envolver também os equipamentos culturais, os movimentos sociais e as instituições jurídicas.

“De 1980 a 2014, a taxa de homicídios por armas de fogo no Brasil cresceu de 5,1 para 21,2 a cada 100 mil habitantes, sendo que a maioria são homens, jovens e negros em situação de vulnerabilidade social. Esse dado revela as relações perversas de segregação e desigualdade social que se perpetuam há séculos em nosso país e que são cotidianamente encobertas e silenciadas, o que corrobora para que continuem produzindo seus efeitos mortíferos. Essa situação de uma guerra sem nome produz sofrimentos sociopolíticos em vidas singulares que tem dimensões traumáticas e não devem ser omitidos. ”, comenta professora Jaquelina Imbrizi, que coordena o projeto junto com Eduardo Carvalho Martins.

Os interessados devem entrar em contato no e-mail clinicapoliticaunifesp@gmail.com.

 

 Carta_de_apresentação_escuta.jpg