Atividades marcam o Dia C da Ciência na Unifesp

Ações integraram a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoveu atividades em comemoração ao Dia C da Ciência, celebrado no dia 25 de outubro. Essa data integrou a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu entre os 23 e 27 de outubro. Ao longo de toda a semana, os campi da instituição abriram suas portas para estudantes do ensino médio conhecerem os laboratórios, o trabalho de docentes e pesquisadores, e participarem de palestras e oficinas.

O Teatro Marcos Lindenberg recebeu, no dia 25/10, a professora titular da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, para uma discussão sobre a produção científica brasileira.

IMG_8620.jpg
Apresentação da Prof.ª Helena abordou a falta de investimentos no ensino superior e na ciência no Brasil (Foto: Jean Silva)

Ainda no Campus São Paulo, os alunos da Escola Paulistinha de Educação participaram do Patógenos em Jogo, projeto de extensão voltado para a aprendizagem das doenças parasitárias. Ele foi desenvolvido pela disciplina de Parasitologia da EPM/Unifesp.

Patógenos_em_Jogo.JPG
Alunos da Paulistinha aprendem se divertindo com o Patógenos em Jogo (Foto: Katia Oliveira)

Também na quarta-feira (25/10), na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) - Campus Guarulhos, foi realizado o Dia Aberto, uma espécie de feira sobre os cursos e o conhecimento desenvolvido pela universidade. Cerca de 400 estudantes de escolas públicas do Ensino Médio visitaram o campus e receberam explicações sobre a instituição, os cursos oferecidos e as políticas de permanência desenvolvidas para os ingressantes de segmentos mais vulneráveis da sociedade.

IMG_20671.jpg
No Campus Guarulhos da Unifesp, as informações sobre os cursos da universidade e as políticas de permanência estudantil foram passadas aos alunos do Ensino Médio do entorno (Foto: Rogério Schlegel)

IMG_2081.jpg
A Banca da Ciência, com explicações sobre fundamentos das chamadas ciências duras, atraiu a atenção dos participantes (Foto: Rogério Schlegel)

No dia 23/10, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campus foi realizado o primeiro dia do II Encontro Caravana da Ciência – II EnCaCi, que contou com a participação de 18 escolas, totalizando 86 trabalhos nas modalidades pôster, comunicação oral e performances como apresentações musicais e esportivas, lançamento de foguetes, jogos de tabuleiro e RPG. O evento se tornou uma grande confraternização sem deixar de lado o seu objetivo: iniciação científica entre alunos da educação básica e valorização dos docentes.

ICT_EnCaCi1.jpg
II EnCaCi reuniu alunos da rede pública de ensino e seus professores orientadores para apresentação de trabalhos de Iniciação Científica, desenvolvidos por eles, os quais tratam do tema da SNCT "A matemática está em tudo" (Foto: Facebook Caravana da Ciência)

Na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN/Unifesp) - Campus Osasco, o vice-diretor Julio Cesar Zorzenon ministrou, na quarta-feira (25/10), a palestra As Ciências Sociais e a Compreensão da Realidade Brasileira. O evento foi aberto a estudantes de escolas públicas da região e comunidade em geral.

A Semana da Ciência no Campus Baixada Santista foi um momento de encontro entre estudantes, professores, técnicos e comunidade. No Edifício Acadêmico Central e no Edifício Acadêmico II, a EXPO Campus Baixada Santista demonstrou os cursos de graduação oferecidos na área da Saúde. Na Feira de Ciência e Tecnologia, crianças e jovens aprenderam e trocaram informações sobre as Ciências do Mar. Ainda foi inaugurada a Unidade NutriSSAN no âmbito da Rede RUTE (Telemedicina/ RNP) e realizada IV Semana do Curso de Fisioterapia, com a fala dos egressos.

Baixada.jpeg
Os cursos de graduação da Unifesp Baixada Sanstia foram apresentados durante o evento no saguão da Unidade Silva Jardim (Foto: Sylvia Helena Souza da S. Batista)

Durante toda a semana, o Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF/Unifesp) - Campus Diadema, juntamente o Senai-Diadema, promoveu atividades educacionais, científicas e tecnológicas protagonizadas por professores da educação básica. Além disso, a Unidade José de Alencar abriu seus laboratórios de pesquisas à visitação de estudantes da educação básica do município. Também foi organizada uma feira de profissões exposição com pôsteres e produtos dos cursos de graduação e pós-graduação, bem como dos programas e projetos de extensão da Unifesp Diadema.