Campus Baixada Santista está na Rede Universitária de Telemedicina

Desde o dia 24 de outubro, o Campus Baixada Santista passou a integrar a Rede Universitária de Telemedicina - RUTE. Em evento que integrou a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, foi inaugurada a Unidade da Rede NutriSSAN (Nutrição, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), coordenada pelo Laboratório de Dietética Experimental, do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, e funcionará a partir da sala 203 do Edifício Central do campus.

Participaram da inauguração o Coordenador Nacional da RUTE, Dr.​Luiz Ary Messina, e Janesca Roman, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC. Simultaneamente, foi inaugurada também a Unidade da Faculdade de Odontologia da USP, sob coordenação da Profa. Dra. Ana Estela Haddad.

Diversas Unidades da RUTE prestigiaram a sessão, entre elas o Instituto Fernandes Figueira - FIOCRUZ, o Instituto de Nutrição - UERJ, a Rede Sarah - Belo Horizonte, o Hospital Universitário da UFMA, a UFMT, o Hospital Universitário da UFPA,l o INCOR-USP e o IMIP - PE.

Com a presença da Profa. Sylvia Helena Souza da Silva Batista e do Prof. Odair Aguiar Jr, Diretores Acadêmicos do Campus Baixada Santista, a Profa. Semíramis Martins Álvares Domene, coordenadora do projeto da Unidade NutriSSAN, tratou da potência que significa este ingresso para o estreitamento de trabalhos colaborativos na área de Dietética em SSAN, que já conta com parceiros em cinco Universidades.

A RUTE, sob coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, congrega interesses dos Ministérios de Educação e Saúde, além do próprio MCTIC, para viabilizar infraestrutura de comunicação de apoio a atividades de pesquisa e inovação. No Campus Baixada Santista, começamos com a área de Nutrição, e há potencial para todas as demais áreas do conhecimento, nesta que é reconhecida como a maior rede colaborativa em telessaúde do mundo.