Campus Baixada Santista da Unifesp participou e marcou presença em diversas atividades da 3ª Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos

Na semana de 23 a 28 de outubro ocorreu a 3ª Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos, que foi promovida pela Prefeitura de Santos, por meio da Fundação Parque tecnológico de Santos (FPTS) e das Secretarias de Governo (Segov) e Educação (Seduc). Este evento está vinculado a XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, gerida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, com a temática “A Matemática está em tudo".

Introduzir o mundo da tecnologia para crianças e adolescentes e o estimular o empreendedorismo no setor de inovação estão entre os objetivos este evento

Neste sentido, o Campus Baixada Santista da Unifesp teve sua participação promovendo o Unifesp Portas Abertas, que aconteceu no dia 24 de outubro, com as ações: ExpoImar: Mar de Ciência e Tecnologia e Expo Saúde e Sociedade, para divulgação dos cursos de graduação.

Além disso, o Campus também marcou presença nos dias 26 e 27 de outubro, no Teatro Municipal Brás Cubas, em outro evento também integrante da 3ª Semana Municipal da Ciência e da Tecnologia de Santos, a III Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Santos (FECIT), que teve como objetivo central a popularização e da difusão da ciência de forma interativa e lúdica, recebendo os alunos das escolas municipais de Santos no nível Fundamental I e II e do EJA (Escola de Jovens e Adultos), além da comunidade em geral. Dentre as programações estavam os projetos 5ª edição do Neorama e o Desafio Startup Cidadã.

Na atividade do Neorama a Unifesp participou na modalidade "Universitário Inovador" com a exposição de três Trabalhos de Conclusão de Curso voltados à inovação tecnológica. Estes trabalhos foram avaliados por uma banca examinadora, e estão concorrendo a premiação. São eles: 1 - "Nanopartículas de óxido de zinco sensibilizadas por hematita: potencialidades para aplicação em células solares", do aluno do curso de Engenharia de Petróleo e Recursos Renováveis, Gabriel Yuji Hata, sob orientação da Profa. Dra. Tatiana Martelli Mazzo; 2 - "Produção sustentável de biocombustível a partir de microalgas marinhas", do aluno do curso de Engenharia de Petróleo e Recursos Renováveis, Bruno Alves de Oliveira, sob orientação da Profa. Dra. Flavia Talarico Saia e do Prof. Dr. José Juan Barrera Alba; e 3 – “Efeitos no reparo ósseo da associação do laser terapêutico com compósitos de biovidro/colágeno/magnésio”, do aluno do curso de Fisioterapia, Henrique Malagodi Caliari, sob orientação da Profa. Dra. Ana Claudia Muniz Renno.

No Desafio Startup Cidadã, alunos do DCMar participaram, nos dias 27 e 28 de outubro, com uma ideia inovadora que teve como proposta a criação de um sistema que libera o semáforo com a aproximação da ambulância através de uma tecnologia que utiliza frequências de rádio, possibilitando os semáforos sempre abertos no trajeto até o Hospital.

WhatsApp_Image_2017-10-27_at_14.52.00_1.jpeg

WhatsApp_Image_2017-10-27_at_14.52.00.jpeg