Conclusão do Curso de Gestão Autônoma da Medicação

Finalizado hoje o Curso de Gestão Autônoma da Medicação (GAM), estratégia de cuidado emancipatório em saúde mental, desenvolvida no Canadá e adaptada ao contexto brasileiro. Pautada pelo direito dos usuários em participarem de maneira protagonista das propostas de tratamento, a GAM problematiza a centralidade dos medicamentos na atenção em saúde mental, promovendo maior apropriação das informações necessárias para o desenvolvimento de processos de cogestão da conduta terapêutica.

O curso foi desenvolvido sob coordenação da Profa. Luciana Surjus, da Unifesp Baixada Santista, e teve como facilitadores participantes do "DiV3rso: Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos", e residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Rede de Atenção Psicossocial.

Estiveram presentes no encerramento Lilian Barreiro, Coordenadora da Região Centra Histórica, Haroldo de Oliveira Souza Filho, Chefe do Departamento Atenção Básica, e Patrícia Carvalho, Coordenadora de Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde de Santos.

Os 60 profissionais capacitados - entre acompanhantes terapêuticos, agentes comunitários de saúde, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais -, apresentaram aos gestores suas propostas de implementação da GAM no Município de Santos, o que deve incluir 5 experiências iniciais a serem desenvolvidas em 2018 de forma colaborativa, por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial, Serviço de Reabilitação Psicossocial, Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

Este processo será acompanhado por meio do Programa de Extensão de Apoio à Rede de Atenção Psicossocial de Santos, parte da pesquisa "Observatório Internacional de Práticas GAM".

 

AUDITORIO.jpeg

GRUPO_1.jpeg

GRUPO_2.jpeg

GRUPO_3.jpeg

GRUPO_4.jpeg

GRUPO_5.jpeg

HAROLDO.jpeg

PATRICIA.jpeg

TURMA.jpeg

PASSOS.jpeg