Projeto inovador de cultivo de microalgas é selecionado para incubadora tecnológica

Iniciativa foi desenvolvida por grupo de estudantes e docentes da Universidade Federal de São Paulo e do Centro Universitário FEI

No dia 2 de março, foi divulgada a aprovação do projeto "Sistema Integrado de Produção de Energia Sustentável" na 1ª chamada pública para inscrição de projetos de inovação tecnológica e mercadológica de São Bernardo do Campo.

O projeto, desenvolvido por um grupo formado por estudantes e docentes do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (Imar/Unifesp – Campus Baixada Santista) e do Centro Universitário FEI, utiliza a água do mar para o cultivo de microalgas, reduzindo a dependência destes micro-organismos dos recursos hídricos de consumo humano.

Pela Unifesp, participam da iniciativa o aluno Bruno Alves de Oliveira, do curso de Engenharia de Petróleo e Recursos Renováveis, e os professores Flávia Talarico Saia, Jose Juan Barrera Alba e Tatiana Martelli Mazzo, que atuam no Departamento de Ciências do Mar. Os membros da FEI são o aluno Paulo Vitor Lima, de Engenharia de Produção, e a professora Cláudia Aparecida de Mattos. A equipe também contou com o apoio de Sidney Fernandes, biólogo da Unifesp, durante a etapa laboratorial do projeto.

A partir de abril, o projeto será incubado pelo Centro de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica (CEITEC), parceiro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de São Bernardo do Campo. E receberá auxílio de uma equipe multidisciplinar nas áreas jurídica, financeira, de marketing e recursos humanos, entre outras. Além disso, a equipe receberá um suporte com treinamentos, palestras e apoio na busca por financiamento.